ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Em 4 anos, projeto planta 10,5 mil árvores no Cerrado

Caroline Maldonado | 12/09/2014 13:28
Vegetação remanescente ocupa 51,54% do Cerrado,  48,22% é área ocupada pela população e apenas 0,62% é preenchido por água (Foto: Divulgação/Projeto Bioma)
Vegetação remanescente ocupa 51,54% do Cerrado, 48,22% é área ocupada pela população e apenas 0,62% é preenchido por água (Foto: Divulgação/Projeto Bioma)
Felipe Ribeiro coordena o projeto que leva informação a produtores rurais (Divulgação/Projeto Biomas)
Felipe Ribeiro coordena o projeto que leva informação a produtores rurais (Divulgação/Projeto Biomas)

O segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado ganhou 10.511 árvores, de 87 espécies diferentes nos últimos quatro anos. Os responsáveis pelo trabalho são cerca de 80 pesquisadores do projeto Biomas, desenvolvido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

A ideia do projeto é mostrar aos produtores rurais que as árvores são importantes componentes das propriedades. “Estamos reunindo diversas informações, resultados das pesquisas já implantadas, para transmitir esse conhecimento aos produtores”, conta o coordenador Regional do Projeto Biomas no Cerrado, Felipe Ribeiro.

Dentre os diversos estudos feitos pelos pesquisadores, a análise de parcelas de erosão em APP (Área de Preservação Permanente) é realizada em área com vegetação nativa e em propriedade rural, em que há intervenção humana. Com isso os estudiosos querem produzir material para subsidiar debates sobre o Código Florestal, aprovado em maio de 2012. O código prevê a preservação de 30 a 500 metros de vegetação nativa nas margens dos rios e 50 metros ao redor das nascentes.

Nosso Bioma – Segundo o projeto Biomas, atualmente 51,54% do Cerrado é de vegetação remanescente, enquanto 48,22% é área ocupada pela população e apenas 0,62% é preenchido por água. Ao todo são 203,85 milhões de hectares. A vegetação é de gramíneas, arbustos e árvores esparsas, com caules retorcidos e raízes longas, que alcançam águas mais profundas a dois metros de profundidade, mesmo na época de seca. Os estados que abrigam o Cerrado são Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.

Mato Grosso do Sul tem ainda outro dos seis biomas do País, o Pantanal, que cobre área estimada em 15,13 milhões de hectares. É considerado o de menor extensão territorial no Brasil, porém o que tem maior extensão em áreas úmidas contínuas do planeta. O Pantanal tem 83,14% de vegetação remanescente e 15,18% de área ocupada pelo homem, além de 1,68% de água. Os demais biomas são a Amazônia, a Caatinga, a Mata Atlântica e o Pampa.

Nos siga no Google Notícias