ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Em MS, 100 homens atuam no combate ao fogo e logística é desafio

O plantão de cada um dos brigadistas é de 24 horas; as bases ficam em Corumbá, Bodoquena e Aquidauana

Maressa Mendonça | 11/09/2019 18:39
Brigadistas do Prevfogo combatem queimadas em Corumbá (Foto: Divulgação)
Brigadistas do Prevfogo combatem queimadas em Corumbá (Foto: Divulgação)

As queimadas que atingem Mato Grosso do Sul têm sido combatidas por 100 pessoas, entre brigadistas e servidores que trabalham em plantões de 24 horas. Em Corumbá, são 30 homens atuando na região pantaneira. Os outros se dividem nas bases de Aquidauana e Bodoquena. De acordo com o coordenador do PrevFogo, Márcio Yule, um número maior de trabalhadores esbarraria em outro problema: a logística no Pantanal.

“É complicada a logística de combate. Se tiver 500 pessoas você não tem lugar pra fazer comida para todo mundo no meio do mato. Não tem como colocar para dormir, não tem veículo para transportar”, detalhou Yule.

Questionado se este número de servidores e funcionários é suficiente, Yule responde ser o aceitável para eles trabalharem com segurança. Ainda tratando da questão dos riscos e logística, o coordenador do Prevfogo cita o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, da touca balaclava e das perneiras para prevenir possíveis picadas de cobra.

Segundo Yule, não há ocorrências de brigadistas passando mal em decorrência da fumaça. Diferente da situação dos moradores de Corumbá, por exemplo, que estão procurando os postos de saúde com vários problemas respiratórios. Dados da secretaria municipal apontam um aumento de 40% do número de atendimentos nos últimos dias.

“Da brigada deste ano, grande parte já é ex-brigadista. É um trabalho estafante, árduo, mas eles já estão acostumados a fazer”. Além destes 100 brigadistas, outros sete de Brasília (DF) estão no Estado para reforçar as equipes. “O fogo não tem horário comercial”, finalizou Yule.

Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Corumbá lidera o ranking de queimadas no Brasil, com 3.137 focos. Mato Grosso do Sul tem três municípios no ranking de queimadas em setembro. Além de Corumbá, líder com 633 pontos, Porto Murtinho soma 375 e está na terceira posição. Aquidauana, com 232 focos de incêndio, é a nona do país neste mês.

Nos siga no Google Notícias