ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Gata se arrepia e alerta morador para cascavel de 1,20 metro no quintal

PMA recomenda que as pessoas procurem ajuda especializada para remoção de animais peçonhentos

Caroline Maldonado | 02/06/2021 11:43


Morador de propriedade rural em Bandeirantes, a 72 quilômetros da Capital, o analista técnico Guilherme Rodrigues, de 28 anos, levou um susto daqueles ao perceber a gata de estimação arrepiada. o que alertou para a presença de uma cobra de 1,20 metros bem pertinho dele, na varanda.

"A Mila é uma gatinha muito esperta, sempre fica alertando quando tem sapos aqui e dessa vez era uma cobra. Ela se arrepiou todinha e saiu correndo, foi aí que percebi que tinha uma cobra ali", contou Guilherme.

Ele diz que o pai foi quem capturou a cascavel. Com ajuda de um pedaço de pau, o pai colocou o animal num saco e libertou distante dali. O produtor Edmilson Rodrigues, de 58 anos, já tem prática e por isso resolveu fazer a remoção sozinho. No ano passado, removeu uma sucuri do galinheiro.

No entanto, a PMA (Polícia Militar Ambiental) recomenda que as pessoas procurem ajuda especializada quando o animal oferecer algum risco. Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros ou as secretarias de meio ambiente dos municípios, conforme o Tenente Coronel Ednilson Queiroz.

O que fazer - Conforme a PMA, em Campo Grande, as opções são a PMA, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Ambiental, Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e tem ainda o Biotério da UCDB, que se colocou à disposição para fazer remoção de animais silvestres, em especial, os peçonhentos como é o caso da Cascavel.

Nos casos de animais que não ofereçam riscos às pessoas, como antas e capivaras, por exemplo, a recomendação é deixar que sozinhos voltem à mata, porque não seria bom removê-los das proximidades da sua habitação natural. Alguns podem até ter filhotes próximos dali, que ficariam desamparados se o animal fosse recolhido. O ideal é chamar a PMA apenas se o animal estiver com ferimentos.

Nos siga no Google Notícias