ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Governo Federal inicia processo de concessão do Parque da Serra da Bodoquena

Empresas privadas poderão explorar atividades de visitação, recreação e turismo ecológico

Jhefferson Gamarra | 24/02/2021 15:33
Trecho do Rio Salobra, que corta o Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Foto: Divulgação)
Trecho do Rio Salobra, que corta o Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Foto: Divulgação)

O Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, na segunda-feira (22), os primeiros editais para a contratação de estudos técnicos para viabilizar a concessão de oito parques nacionais para a iniciativa privada, entre eles, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.

Na primeira fase, o edital prevê a contratação de empresas de consultoria para a realização de estudos técnicos a fim de firmar parcerias com a iniciativa privada para a exploração de atividades de visitação, recreação e turismo ecológico. As empresas qualificadas no certame terão 120 dias para apresentar resultados contendo estudos com concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, além de viabilidade econômico-financeira para a exploração do parque.

As concessões de parques nacionais fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), prometido pelo Presidente Jair Bolsonaro através do seu programa nacional de desestatização. As áreas a serem exploradas são tratadas como prioridade pelo governo.

Além da Serra da Bodoquena, as demais unidades de conservação que poderão ser destinadas a exploração da iniciativa privada são o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque de Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF).

As ações de concessão envolvem, além do ministério do Meio Ambiente e Turismo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parque ecológico - Um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem 77.021,58 hectares e foi criado em 2000 com o objetivo de proteger o Cerrado. A área de preservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e possui território em Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.

O que diferencia o Parque da Serra da Bodoquena de outras formações geográficas e ecossistemas, são as inúmeras cavernas, rios subterrâneos e dolinas. O calcário, rocha sedimentar que apresenta minerais solúveis, principalmente a calcita que deixa as águas cristalinas.


Nos siga no Google Notícias