ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Grupo percorre 80 km de caiaque na “Rota das Monções” no fim de semana

Encontro de remadores tem por objetivo divulgar as belezas naturais do norte de MS e alertar para riscos com o assoreamento e desmatamento

Humberto Marques | 17/05/2018 15:57
Grupo espera reunir 16 remadores neste fim de semana em Coxim. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Grupo espera reunir 16 remadores neste fim de semana em Coxim. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Será realizada neste fim de semana a primeira expedição de “remadores” de Coxim –a 260 km de Campo Grande–, que reunirá um grupo de amigos e profissionais liberais com o objetivo de divulgar as belezas naturais da região norte do Estado. O passeio “Remo Rota das Monções” será realizado entre os dias 19 e 20 –sábado e domingo–, envolvendo a descida do rio Coxim, percorrendo mais de 80 quilômetros.

A intenção do grupo, conforme destacou o Edição de Notícias, faz parte de um trabalho de divulgação, exploração e contemplação das belezas do rio Coxim, fomentando o potencial turístico regional. Ele teve início em agosto de 2016, por meio de um grupo em rede social interessado em explorar o ecoturismo local, bem como alertar para o assoreamento e desmatamento nos rios da região norte.

A partir dos primeiros contatos, o grupo começou a realizar passeios contemplativos chegando a locais como a Cachoeira das Palmeiras, rio Taquari Mirim, Silviolândia e Cachoeira do Quatro Pé.

A expedição partirá sábado da ponte da Matinha, sobre o rio Coxim, na MS-142 (ligação a Jauru). O grupo deve chegar à Ponte Velha em Coxim no dia seguinte, por volta das 17h. Até o momento, 16 caiaqueiros confirmaram participação –14 deles de Coxim e dois de Campo Grande.

APA – A APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Cênico Rota Monçoeiras/Rio Coxim foi criada em 2000, estendendo-se por 15,4 mil hectares entre os municípios de São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. Ela foi criada para proteger o conjunto paisagístico, ecológico e cultural da região.

A rota Rio Cênico se estende por 250 quilômetros, ladeada de belezas naturais e entre corredores pré-históricos que ligam a planície pantaneira ao centro do Brasil. Nela, há sítios arqueológicos com pinturas rupestres e petróglifos com cerca de 10 mil anos.

Nos siga no Google Notícias