ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Inédito no país, simpósio internacional de aves é realizado na Capital

Mariana Rodrigues | 19/11/2015 17:34
O evento apresenta ações de conservação das araras, periquitos e papagaios na natureza.(Foto: Mark e Marie Stafford/Divulgação)
O evento apresenta ações de conservação das araras, periquitos e papagaios na natureza.(Foto: Mark e Marie Stafford/Divulgação)

Campo Grande sedia a partir de amanhã (20), o 9° Simpósio Internacional de Aves. O evento deve reunir participantes de 15 países e apresenta ações de conservação das araras, periquitos e papagaios na natureza. Inédito no país, reúne profissionais e pesquisadores que vão discutir ações de conservação, genética, saúde, reintrodução de espécies da natureza e tráfico desses animais.

Entre os conferencistas estão, ainda, representantes da Alemanha, Estados Unidos, Porto Rico, Espanha, Catar, Bolívia, Filipinas e Reino Unido. Também desembarcam em Campo Grande participantes de outros países, como Dinamarca, Italia, Canadá, Inglaterra, Costa Rica e Holanda.

Com o tema Brasil: Terra dos Papagaios, o simpósio é realizado pela organização sem fins lucrativos Parrots Internacional em conjunto com o Instituto Arara Azul. De acordo com Mark Stafford, presidente da Parrots International, o Brasil possui o maior número de espécies de psitacídeos, que é a família onde se encontra as araras, papagaios, periquitos e jandaias. Atualmente são 82 espécies catalogadas.

Segundo Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul e professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, serão apresentados diversos estudos e pesquisas sobre a família das araras, periquitos e papagaios na natureza. "Sediar o evento em Mato Grosso do Sul é sinônimo de reconhecimento e valorização da biodiversidade do Pantanal", diz.

Ao todo, serão 21 palestrantes que irão expor os resultados do trabalho desenvolvido há 26 anos pelo Projeto Arara Azul, que realiza o manejo e promove a conservação da espécie em seu ambiente natural. A Uniderp é parceira das pesquisas desde 1994.

Entre os trabalhos regionais apresentados está o de autoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável da Uniderp Larissa Tinoco Barbosa. Pesquisadora do Instituto Arara Azul, a bióloga discorrerá sobre o sucesso reprodutivo das araras-canindé na área urbana de Campo Grande.

O ponto alto da conferência será a apresentação do pesquisador norte-americano Thomas White que trabalha com a recuperação e reintrodução do Papagaio de Porto Rico, local que teve a população desses animais extremamente reduzida na década de 60.

Serviço- O formulário de inscrição e a programação completa do evento podem ser conferidos no site www.pisymposium.org. Mais informações pelo telefone (67) 3222-1205.

O 9° Simpósio Internacional de Psitacídeos acontece de sexta-feira (20) a domingo (22), a partir das 7h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias