ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Inmet alerta para chegada de onda de calor no outono: 5 °C acima da média

O aviso começa a valer às 18h deste sábado (27) e vai até o dia 1º de maio, quarta-feira

Por Viviane Oliveira | 27/04/2024 09:45
Alerta de cor laranja é para todo o Mato Grosso do Sul (Arte: Lennon Almeida)
Alerta de cor laranja é para todo o Mato Grosso do Sul (Arte: Lennon Almeida)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou os 79 municípios de Mato Grosso do Sul sob alerta, de cor laranja (com perigo potencial), para onda calor com temperaturas 5 °C acima da média com risco à saúde. Corumbá e Coxim, por exemplo, devem registrar 40 °C no decorrer do dia. O aviso começa a valer às 18h deste sábado (27) e vai até o dia 1º de maio, quarta-feira.

Conforme o Climatempo, a nova onda (a 4ª deste ano) é resultado da atuação de uma área de alta pressão formada em Mato Grosso do Sul e no Paraná, que age como uma barreira, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias. O bloqueio atmosférico dificulta a chegada de frentes frias.

Para amanhã, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de pancada de chuva, de forma bem localizada em algumas regiões, devido ao aquecimento diurno aliado ao transporte de calor e umidade.

O calor acima da média e a presença do ar seco trazem impactos na vida da população e algumas recomendações são essenciais, como beber bastante líquido, umidificar os ambientes e, quando possível, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias