ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Jacaré é flagrado "tranquilão" tomando banho de sol no Córrego Imbirussu

Além do réptil, morador flagrou tartaruga e já viu jiboia no córrego que é o mais poluído da Capital

Por Ketlen Gomes | 21/07/2025 14:00


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Jacaré é visto tomando sol no Córrego Ibirussu, em Campo Grande. Morador relata que o animal aparece com frequência no local, principalmente em dias ensolarados. Além do jacaré, outros animais, como uma tartaruga e até uma jiboia, já foram avistados na região. Apesar da presença da fauna, o córrego é considerado o mais poluído da capital sul-mato-grossense. Estudo recente apontou alto nível de degradação em cinco das 18 nascentes do Ibirussu. A poluição preocupa, contrastando com a riqueza da vida silvestre que insiste em habitar o local.

Na tarde desta segunda-feira (21), um jacaré foi visto tomando banho de sol no Córrego Imbirussu, no cruzamento entre a Avenida José Barbosa Rodrigues e a Rua Vanderlei Pavão, no bairro Jardim Aeroporto.

O morador Jeovani Feliz Herculano, de 48 anos, contou que não é a primeira vez que vê o animal no local. “Quando está frio, ele some, mas volta sempre que sai sol”, relatou. Nesta segunda, além do jacaré, Jeovani também avistou um animal parecido com uma tartaruga, igualmente aproveitando o calor às margens do córrego.

Ele afirma ainda já ter se deparado com uma jiboia de aproximadamente três metros, embora não tenha conseguido registrar o momento. Avistamentos de animais silvestres em córregos de Campo Grande não são incomuns: lontras já foram flagradas no Córrego Segredo, na região da Avenida Ernesto Geisel, e moradores relatam presenças frequentes de peixes e cágados.

Apesar da fauna presente, o Córrego Ibirussu carrega um alerta. Um estudo divulgado em dezembro de 2023 aponta que ele é o mais poluído da Capital. Segundo o projeto Água para o Futuro, cinco das 18 nascentes do córrego apresentavam alto nível de degradação. Nenhum outro rio ou córrego analisado pelo estudo apresentava tantas fontes em situação crítica.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias