ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Sensação térmica atingiu -11ºC em MS

A massa de ar frio que derrubou as temperaturas em Mato Grosso do Sul persiste até o dia 1º de agosto

Por Geisy Garnes e Gabriel Neris | 30/07/2021 06:06
Para sair de casa nessa manhã o campo-grandense precisou abusar dos casacos (Foto: Henrique Kawaminami)
Para sair de casa nessa manhã o campo-grandense precisou abusar dos casacos (Foto: Henrique Kawaminami)

Pelo segundo dia seguido, Mato Grosso do Sul amanheceu gelado, com sensações negativas na região sul e geada em 35 municípios do Estado. Segundo dados do meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrãao, Iguatemi registrou a menor temperatura do ano, com - 2,8°C e uma sensação térmica de - 11°C.

Conforme o meteorologista, o frio nesta sexta-feira (30) foi mais intenso e espalhado pelo Estado. Itaquiraí marcou - 0,4 °C e sensação de -4, assim como Santa Rita do Pardo. Em Rio Brilhante, a sensação foi de - 6 °C.

Os dados do  Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, apontam que a região de Paranhos, Iguatemi, Itaquiraí e Sete Quedas, que ontem tiveram sensação términa de -6°C na área rural, hoje marcaram -1°C. Nas quatro cidades, a temperatura ficou em torno de 1°C, mas com intensidade negativa.

O mesmo aconteceu em Mundo Novo, Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Santa Rita o Pardo e Aral Moreira. Nesses municípios, a sensação térmica foi de -1°C.

Gramado e tampa de garrafa tomados pelo gelo em Dourados (Foto: Direto das Ruas)
Gramado e tampa de garrafa tomados pelo gelo em Dourados (Foto: Direto das Ruas)

Os termômetros em Ponta Porã ficaram abaixo de 0°C durante a madrugada. A cidade acordou com 2°C nos termômetros e a sensação térmica de -2°C.  Amambai, onde a previsão alertava sobre a possibilidade de -3°C, registrou 1° C às 5 horas, com sensação de -1°C. 

Em Campo Grande, a sexta-feira começou com 5°C. A sensação térmica, no entanto, chegou a 2°C. Desde ontem, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para geada em 38 municípios sul-mato-grossenses.

A massa de ar frio que derrubou as temperaturas em Mato Grosso do Sul e em parte do Brasil persiste até o dia 1º de agosto, só então o calor volta gradualmente. Por isso, a previsão é de um fim de semana ainda gelado.

Previsão - A sexta-feira deve continuar gelada em todo Mato Grosso do Sul. O sol aparece em poucas nuvens, mas com massa de ar fria, os termômetros não passam dos 15ºC em Campo Grande.

Na região sul do Estado, a temperatura também permanece em baixa, com máximas de 16ºC em Mundo Novo, 17º em Dourados e Amambai, 19ºC em Paranhos e Sete Quedas, de 20ºC em Iguatemi e de 21ºC em Ponta Porã.

Quem mora em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, pouco habituado a este clima, verá o sol aparecendo e os termômetros chegando a 24ºC durante o dia, mesma previsão para Três Lagoas, no leste do Estado.

A umidade relativa do ar permanece em baixa, abaixo dos 20%, em todo Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário