ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Onça Juma é flagrada passeando em fazenda do Pantanal de MS

Equipe usava drone para fazer imagens no Pantanal e encontrou a onça circulando pela fazenda

Silvia Frias | 01/08/2022 16:41
Onça é flagrada em passeio por fazenda, no Pantanal sul-mato-grossense. (Foto/Reprodução/Gui Costa Leite | PGI Play)
Onça é flagrada em passeio por fazenda, no Pantanal sul-mato-grossense. (Foto/Reprodução/Gui Costa Leite | PGI Play)

A equipe do chef Paulo Machado está no Pantanal sul-mato-grossense em projeto para desenvolver rota pantaneira gastronômica, unindo culinária às belezas naturais. No caminho, se deparou com uma onça-pintada, que passeava pela Fazenda San Francisco, em Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande.

“Tivemos a grata surpresa de encontrar essa onça-pintada linda!”, disse Machado, em declaração feita ao Campo Grande News. A informação é que a equipe estava à procura da onça, identificada na região como Juma, mas, que não havia como ter certeza de que o registro seria feito.

O flagrante aconteceu no sábado (30), às 17h20. Nas imagens, a onça-pintada adulta atravessa cerca e pula um aceiro. Juma ainda olha para cima, em direção ao drone e, depois, segue o caminho.

Não é de hoje que as onças circulam pela Fazenda San Francisco. Em junho de 2020, quando a pandemia havia interrompido o fluxo de turistas na região, a onça-pintada Mariposa, de 120 quilos, passeava por uma das trilhas da propriedade, regularmente usada por grupos de passeio, mas, que na ocasião, estavam sem movimentação.

Mariposa é residente da fazenda e tem sido vista na propriedade de 14,8 mil hectares desde 2011. Naquela ocasião, o guia turístico Edir Alves fez fotos, flagrando quando a  onça se deitou na trilha.

Rota – No dia 29 de julho, o Lado B falou sobre o projeto do chef Paulo Machado, que traça rota gastronômica pantaneira.

O itinerário, pensado e desenvolvido junto com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o chef sergipano Moacir Sobral, com o apoio do Sebrae e da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) será lançado em dezembro de 2022 e poderá ser realizado por turistas que buscam se aventurar pelo Pantanal conhecendo a fundo as características gastronômicas de importantes regiões, especialmente de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá.




Nos siga no Google Notícias