ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Pantanal de MS tem seca classificada como extrema em março

Apesar da seca, o mês apresentou índices de chuva acima da média histórica

Liana Feitosa | 26/04/2022 13:59
Pantanal de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Silvio de Andrade/Divulgação)
Pantanal de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Silvio de Andrade/Divulgação)

A seca registrada no Pantanal de Mato Grosso do Sul no mês de março deste ano foi classificada como extrema, conforme o Monitor de Secas, que observa a quantidade de chuva ocorrida em cada município. Apesar da seca no Pantanal e em grande parte do Estado, o mês de março apresentou índices de chuva acima da média histórica, com valores acima de 100% e acumulados entre 120 e 240 milímetros, em diversas cidades.

Em outras palavras, março foi seco, mas ao considerar os índices históricos, esse não foi o março mais seco já registrado. Campo Grande e Laguna Carapã, por exemplo, apresentaram chuvas acima da média climatológica, com valores acima de 170 mm/mês.

O Monitor tem como com base as amostras registradas pelas estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em parceria com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Cemanden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

A classificação dos níveis de chuvas nos municípios é feita de 1 a 5: 1 é atribuído às cidades que não apresentaram seca relativa, ou seja, choveu a mesma quantidade que a média histórica ou acima, 2 para aquelas onde ocorreu seca fraca, 3 para seca moderada, 4 para seca grave, 5 para seca extrema e 6 para seca excepcional.

Ao todo, 17 municípios foram classificados no nível de seca extrema: Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Nioaque, Miranda, Antônio João, Jardim, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Bodoquena, Anastácio e Ladário, esses na região do pantanal, além de Ponta Porã e Maracaju, ambos na região sul, e Cassilândia, Paranaíba e Aparecida do Taboado, na região leste de MS.

Outros 47 municípios foram classificados com ocorrência de seca grave (4) e em 15 cidades, o nível foi de seca moderada (3).

Nos siga no Google Notícias