ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Para melhorar destinação do lixo, prefeito entrega segundo ecoponto

Nova unidade foi inaugurada no Bairro Noroeste, para atender a população local

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 31/08/2018 11:33
Segunda unidade do ecoponto foi entregue no Bairro Noroeste (Foto: Kleber Clajus)
Segunda unidade do ecoponto foi entregue no Bairro Noroeste (Foto: Kleber Clajus)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) inaugurou o segundo Ecoponto da Capital nesta manhã (31), no Bairro Noroeste, com a intenção de dispor de um local adequado para a população levar o lixo, como resíduos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, resto de galhos e entulhos da construção civil, sendo no máximo 1 metro cúbico por dia.

O titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Luis Eduardo Costa, disse que a prioridade é atender primeiro os bairros da periferia, para que a população local possa fazer a destinação adequada do lixo. Ele revelou que as próximas unidades serão no Nova Lima, União e Centro-Oeste.

Marquinhos explicou que os R$ 150 mil investidos  foram pagos pela Solurb, já que a empresa tem obrigação em contrato, de estabelecer estes pontos de coleta. “A administração anterior não cobrava (instalações), mas nós solicitamos que as cláusulas fossem cumpridas para adequação do lixo”, disse o prefeito.

Os moradores podem levar o lixo a partir de hoje, na unidade (Ecoponto) que foi instalada na Rua Piraputanga, que fica entre as ruas Guarulhos e Jabaquara. O local fica aberto de segunda à sábado das 8h até às 18h. Terá um espaço para ser levado também produtos menores, que poderão ser reciclados.

Santino Pereira foi o primeiro a utilizar o ecoponto para descarte de podas de árvores (Foto: Kleber Clajus)
Santino Pereira foi o primeiro a utilizar o ecoponto para descarte de podas de árvores (Foto: Kleber Clajus)
Local vai operar de segunda a sábado das 8h às 18h, com remoção dos itens em até 48h (Foto: Kleber Clajus)
Local vai operar de segunda a sábado das 8h às 18h, com remoção dos itens em até 48h (Foto: Kleber Clajus)

Interessados – O jardineiro Santino Pereira Prado, de 50 anos, foi o primeiro a usar a unidade no Noroeste, levando poda de árvore para coleta. “Só tenho uma sugestão que é aumentar a quantidade de metros cúbicos de 1 para 2, para aumentar a destinação, para quem trabalha com jardinagem ainda é pouco”. Ele contou que gastava R$ 170,00 por semana, com a contratação de caçambas, para destinar o lixo do seu trabalho.

Já os comerciantes José Antônio Pires, 63, e Eleodoro Duarte, 64, que trabalham em frente ao local, estavam preocupados se haveria um “mau cheiro” nas mediações, no entanto o arquiteto e urbanista, Henrique Otto, disse que não vai haver este impasse, já que os containers levam o material a cada 48 horas.

Dados – A Solurb divulgou que a primeira unidade de Ecoponto, lançada no Bairro Panamá, no mês de março, já recebeu 3,5 mil visitas até o dia 21 de agosto. Tendo recolhido 650 toneladas de entulho, 242,8 (toneladas) de poda, assim como 171,5 toneladas de móveis e mais 20,3 (toneladas) de eletroeletrônicos.

Nos siga no Google Notícias