ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Primeiro ecoponto da Capital abre na segunda com limite diário por pessoa

Estrutura no Zé Pereirea receberá até um metro cúbico de resíduos de construção, ou 650 quilos, por pessoa a cada dia; materiais destinados à reciclagem serão enviados para a UTR pela Solurb

Humberto Marques | 23/03/2018 15:37
Ecoponto fica no cruzamento da avenida Professor José Barbosa Hugo Rodrigues com a rua Sagarana. (Foto: Bruna Kaspary/Arquivo)
Ecoponto fica no cruzamento da avenida Professor José Barbosa Hugo Rodrigues com a rua Sagarana. (Foto: Bruna Kaspary/Arquivo)

Será inaugurado às 9h de segunda-feira (26) o primeiro ecoponto de Campo Grande, o cruzamento da avenida Professor José Barbosa Hugo Rodrigues com a rua Sagarana, no Zé Pereira –na região do Jardim Panamá. A estrutura vai garantir um local público para o despejo de resíduos de construção civil, no limite de um metro cúbico (ou 650 quilos), além de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis inservíveis e restos de podas de árvores, grama e mato.

Batizado Ecoponto Panamá, o centro de destinação funcionará das 8h às 18h e será gerenciado pelo consórcio CG Solurb, que opera a coleta e destinação de resíduos sólidos em Campo Grande. Também será implementado ali um LEV (Local de Entrega Voluntária) de recicláveis como papéis, vidros e plásticos. Todos os materiais reaproveitáveis serão destinados a cooperativas instaladas na UTR (Usina de Triagem de Resíduos), no aterro sanitário do Dom Antônio Barbosa.

A estrutura tem 1,2 mil metros quadrados e conta com guarita, cerca, bacias de retenção com capacidade conjunta de seis mil litros e calçamento. Todos os materiais serão depositados em nove containeres, cinco deles destinados a entulhos da construção civil. O local ainda contará com vigilância e monitoramento 24 horas.

Mais quatro – Além deste ecoponto, outros quatro serão entregues pela Solurb ao município, dentro das previsões do contrato de concessão dos serviços de coleta de lixo. As unidades serão implantadas nos bairros Parque do Lageado, Nova Lima, Jardim Noroeste e União.

“A prefeitura já está se organizando para entrega de mais ecopontos para a Capital, além destes previstos no contrato”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca. Para a inauguração do Ecoponto Panamá, a prefeitura promete uma ação de conscientização da vizinhança, visando ao aproveitamento da estrutura.

Nos siga no Google Notícias