ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

PF investiga crime ambiental em queimada que devora 25 mil hectares do Pantanal

Devido à fumaça, foi preciso trocar helicóptero por embarcações para cumprir mandados nesta 2ª feira

Aline dos Santos | 14/09/2020 08:25
Com embarcações, PF cumpre mandados em investigação sobre queimadas no Pantanal. (Foto: Divulgação/PF)
Com embarcações, PF cumpre mandados em investigação sobre queimadas no Pantanal. (Foto: Divulgação/PF)

Trocando helicóptero por embarcações devido à fumaça, a PF (Polícia Federal) deflagrou nesta segunda-feira (dia 14) a operação Matáá para apurar a responsabilidade criminal pelas queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O dano ambiental apurado supera mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro, que corresponde a aproximadamente 25 mil campos de futebol,  atingindo áreas de preservação permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e da Serra do Amolar.

Por meio da análise de imagens de satélites e o sobrevoo das áreas, a Polícia Federal conseguiu identificar o início e a evolução diária dos focos de queimadas da região.

A ação cumpre 10 mandados de buscas e apreensão em Corumbá (que tem o bioma Pantanal) e Campo Grande. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Corumbá. A área afetada já passou por perícia.

Durante a apuração, a PF usou aeronaves e embarcações para chegar aos locais das queimadas.



Os investigados poderão responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a Unidades de Conservação, incêndio e poluição, cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão. Todos previstos na Lei Federal 9.605/98 sobre crimes ambientais.

Nome da operação, Matáá significa fogo no idioma guató, numa referência aos índios que vivem nas proximidades das áreas atingidas.

Nos siga no Google Notícias