Prazo termina dia 5, mas até agora só 42% de MS fizeram cadastro ambiental


Termina no dia 5 de maio o prazo para proprietários rurais fazerem o CAR (Cadastro Ambiental Rural), mas até agora apenas 42,7% das propriedades de Mato Grosso do Sul cumpriram com a obrigação. Os produtores tiveram mais de um ano para efetivar o cadastro, já que o prazo inicial terminava em maio de 2015.
Dados do Serviço Florestal Brasileiro, mostram que Mato Grosso do Sul tem mais de 30 milhões de hectares a serem cadastrados, deste total quase 13 milhões já estão dentro da legislação. Em número de imóveis, até 31 de março, 13.526 já aviam sido cadastrados.
- Leia Também
- Prazo para proprietário fazer cadastro ambiental termina em 25 dias
- Imasul faz convênio para garantir inscrições do Cadastro Ambiental Rural
Só em março, produtores do Estado fizeram o cadastro de 2.552 hectares, o que representou o terceiro maior crescimento do país no período. Porém, entre os estado do Centro-Oeste, o percentual de entregas de MS só é maior que o do Distrito Federal, que soma 41,51%, enquanto Goiás tem 60,45% e Mato Grosso 81,23%.
De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, 30 mil proprietários ainda nem começaram a fazer o cadastro. "Nossa recomendação é que se for preciso, retifique, mas comece a fazer o CAR", afirma. A entrega é obrigatória e quem perder o prazo estará sujeito a multa.
Jaime aconselha que até o dia 5 de maio, os proprietários que ainda não fizeram o cadastro ao menos protocolem a intensão de fazê-lo em uma das unidades da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). "Isso é para garantir que ele não será multado e para nós sabermos quantos estão dispostos a cumprir com a legislação".

Movimento econômico - Proprietário da Floreste Mudas, Eduardo Binotto está no ramo há 10 anos, mas viu sua empresa crescer 100% do ano passado para cá, principalmente devido a busca de produtores rurais pelo reflorestamento ou recuperação de áreas degradadas.
Pela legislação, proprietários rurais precisam ter 20% de área preservada. No Pantanal que é considerada área de uso restrito, esse percentual chega a 40%. Quem não tem esse espaço em sua propriedade tem algumas opções, como apresentar um plano de recuperação de áreas que inclui o reflorestamento.
"Quando comecei com a empresa ninguém queria saber de mudas de floresta nativa. Mas depois da obrigatoriedade do CAR os negócios dobraram, porque muita gente está procurando se adaptar a lei", afirma ele. Para esses casos, a empresa oferece um mix de 70 espécies nativas para o produtor plantar em sua fazenda.
CAR - O Ministério do Meio Ambiente disponibiliza o site http://www.car.gov.br, para os proprietários que tiverem dúvidas sobre o assunto. A inscrição mo cadastro deve ser feita junto ao órgão ambiental estadual ou municipal competente, que disponibilizará na internet programa destinado à inscrição.
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) diponibiliza informação em sua página para os produtores do Estado. Mais informações podem ser obtidas aqui.