ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Prefeitura tenta salvar 44 árvores infestadas por fungo maligno

Fungo seca folhas e mata figueiras centenárias aos poucos

Luana Rodrigues | 12/09/2017 22:47
Trabalho de aplicação de inseticida é feito durante a noite (Foto: Luana Rodrigues)
Trabalho de aplicação de inseticida é feito durante a noite (Foto: Luana Rodrigues)

Um fungo poderoso está colocando em risco árvores centenárias em Campo Grande. Ele se reproduz a partir de dejetos de insetos e há anos vem contaminando lentamente árvores das avenidas Mato Grosso e Afonso Pena. Na tentativa de salvar 44 delas, a prefeitura está aplicando uma espécie de “repelente”. Um óleo a base de uma árvore conhecida na índia, que promete revitalizar plantas contaminadas.

De acordo com a bióloga Gisseli Giraldelli, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), os estudos começaram em 2014, quando pesquisadores perceberam que árvores importantes da Capital estavam secando.

Eles descobriram que um inseto conhecido como ‘mosca-branca do Ficus’, a Bemisia tabaci, e outro chamado de ‘tripes’, o Thysanoptera, estavam provocando a formação de fumagina nas árvores. Com isso, muitas estavam secando e morreriam, caso não fosse encontrado um tratamento.

“Os insetos sugam a árvore, depois defecam um dejeto adocicado que atrai o fungo. Ele se prolifera e mata a árvore aos poucos, algumas já estavam comprometidas em até 40% , explica a bióloga.

Na tentativa de salvar as árvores, a Semadur está aplicando uma espécie de repelente, o óleo de Neem, que evita a proliferaçao do fungo e hidrata as folhas e galhos, fazendo com que a árvore volte a crescer.

Bióloga Gisseli Giraldelli insetos em árvore. (Foto Luana Rodrigues)
Bióloga Gisseli Giraldelli insetos em árvore. (Foto Luana Rodrigues)

Trabalho noturno - A bióloga explica que a aplicação é feita das 19h até 23h, porque o produto, se exposto ao sol, não age com eficiência e queima as folhas. O trabalho começou há uma semana e deve seguir até o próximo domingo. Depois de 15 dias, será feita uma nova aplicação.

“Não temos como garantir que funcionará em 100% , mas já funcionou em outros casos e esperamos que dê certo aqui também”, diz.

Como parte do processo de restauração, as figueiras, plantadas entre os anos de 1912 e 1940, passaram por poda e limpeza. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) também notificou vendedores de lanches que ocupavam o canteiro central da Avenida Mato Grosso a deixarem o local. 

“As pessoas não tem noção do quanto essas árvores são importantes, o quanto elas fazem por nós. Mas, caso elas desapareçam, sentirão os efeitos rapidamente”, explica.

Nos siga no Google Notícias