ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Primavera traz chuva e os bons ventos de uma nova e mais bonita estação

Paula Maciulevicius | 22/09/2012 10:49
Ela chega ainda pegando emprestado o colorido dos ipês que o tempo seco deixou. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Ela chega ainda pegando emprestado o colorido dos ipês que o tempo seco deixou. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O dia amanheceu mais bonito. Céu aberto, vento fresco, sol que parece sorrir ao dar as boas vindas à Primavera. Pontualmente às 10h49 a estação chega, ainda que discreta e se aproveitando das belezas dos ipês que o tempo seco deixou.

Não é que a partir de agora as ruas estarão mais floridas, como se automaticamente um botão fosse apertado ligando a estação das flores. Mas o frescor da Primavera pode ser sentido. De hoje até o Verão, chuvas e rajadas de vento dominam a meteorologia no Estado. A umidade também melhora e valores acima de 60% resolvem dar o ar da graça com mais frequência.

A Primavera ainda chega, mesmo que ninguém se dê conta ou saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua um jardim para acolhê-la. Cecília Meireles já dizia que a inclinação do sol vai marcando outras sombras e nós, habitantes da mata, criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começamos a preparar a vida para a Primavera que chega.

“Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação”. Cecília Meireles.
“Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação”. Cecília Meireles.

Vai se tornar comum pancadas de chuva com trovoadas entre o final de tarde e o início das noites. Água que vem banhar a beleza das flores e lavar a poeira das ruas, praças e jardins.

Nesta estação a chuva será com mais frequência nas cabeceiras dos rios que abastecem a bacia do Rio Paraguai – Cuiabá, São Lourenço, Correntes, Bento Gomes, Jauru e Cabaçal – que alimentam as Lagoas Uberaba, Guaíba, Mandioré e Baia Vermelha. Quem prevê é o meteorologista Natálio Abrão.

Os bons ventos vêm junto com as flores na estação. Para os próximos dias, não se assuste ao ser surpreendido com as rajadas acima de 60 quilômetros por hora. Mas cuidado, a Primavera também impõe respeito e muitas das vezes por meio de raios e chuva de granizo.

Mas como não é só de flores que vive uma estação, para a agricultura a meteorologia traz boa notícia. Com o fenômeno El Ninõ, a condição climática para a safra de verão no Brasil muda em relação ao observado nos anos anteriores e a partir de quando? Da primavera deste ano.

O campo e a agricultura também tem o que comemorar, com a vinda dela, a Primavera, a beleza da soja também cresce na plantação. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
O campo e a agricultura também tem o que comemorar, com a vinda dela, a Primavera, a beleza da soja também cresce na plantação. (Foto: Arquivo/João Garrigó)

A consequência da presença dele sobre a região Centro-Oeste, é o período seco mais curto e redução no risco do atraso das chuvas na Primavera. O fenômeno indica também que para esta Primavera a temperatura fica acima da média nas regiões Central e Oeste do Estado, com ondas de calor muito fortes, principalmente entre outubro e novembro.

Milho, soja e algodão tem o que comemorar. É que as condições climáticas favorecem as lavouras e com as chuvas marcando maior presença, o pasto volta a ficar verdinho e o resultado pode ser sentido no sabor da carne e do leite.

E se historicamente, outubro é o mês mais quente do ano. Para 2012 a tendência é que permaneça com o título recorde, sem variações significativas, de no máximo um singelo 1°C. Em valores, a chuva pode molhar o mês até 40% acima da média principalmente ao Sul do Estado.

Amanhã, o segundo dia da estação, a frente fria que chegou, não veio para ficar e logo se afasta pelo Norte do Estado. Região central sol e névoa úmida pela manhã. A temperatura máxima pode ser de 31°C. A chuva da estação dá as caras mesmo no dia 25, quando a meteorologia prevê pancadas de chuva forte entre o Centro-Sul e Leste do Estado.

“Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação”. Primavera – Cecília Meireles.

Nos siga no Google Notícias