ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Seminário vai debater resíduos sólidos e destino correto do lixo urbano

Priscilla Peres | 28/04/2015 10:00

Na próxima quinta-feira (30), entidades ambientais se reúnem em Campo Grande para discutir a gestão dos resíduos sólidos urbanos e sistema de carbonização, como fonte de energia e renda. O seminário, assim como a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada são necessários para ter acesso aos recursos da União.

A gestão dos resíduos sólidos urbanos se tornou uma problemática para os municípios brasileiros, pois é grande a geração de resíduos que são lançados diariamente, nos chamados “lixões”, sem nenhum tratamento adequado, provocando problemas sociais e ambientais. O seminário quer justamente, mostrar uma alternativa viável através do método de carbonização, o qual produz energia pura e soluciona questões sociais e a preocupação com a degradação ambiental.

Segundo os especialistas, a usina de carbonização é uma das alternativas mais segura existente no momento, pois mostra vários benefícios, como geração de emprego, menos risco à saúde humana, além de diminuir o impacto ambiental e lixões e aterros sanitários.

No Brasil, Mato Grosso do Sul é o estado mais avançado para receber as usinas de carbonização e para tanto já está sendo providenciada a instalação de três unidades, uma em Iguatemi, outra em Sidrolândia e Jardim.

Participam do seminários, o Cidema (Consórcio intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), em parceria com o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a Engquali – empresa responsável pela elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e manejo de resíduos sólidos. O evento acontece a partir das 08 horas, na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, Bloco 6 (Imasul), no auditório Shirley Palmeira.

Nos siga no Google Notícias