ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Sob alerta de tempestade, Campo Grande tem chuva nesta manhã

Capital está entre os 39 municípios do Estado que correm riscos de alagamentos

Por Gabriel Neris | 05/11/2025 10:03


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande e outras 38 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de temporal, com previsão de acumulado de chuva entre 50 e 100 milímetros. Na região sul do estado, Ivinhema já registrou 84 milímetros nas últimas seis horas, seguida por Dourados com 52 milímetros e Bela Vista com 51 milímetros.O fenômeno é resultado do transporte de calor e umidade em baixos níveis da atmosfera, combinado com a aproximação de uma frente fria oceânica. No último domingo, Campo Grande enfrentou um temporal que causou queda de postes, árvores e energia elétrica, gerando cerca de 50 chamados aos Bombeiros.

Sob alerta de risco de temporal, Campo Grande registra pancadas de chuva nesta manhã. Há registro de precipitação na região central e também no Jardim dos Estados.

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão em aviso para a possibilidade de chuvas intensas. A Capital está entre os 39 municípios do Estado que podem ter grande acumulado de chuva, de 50 a 100 milímetros, até o fim do dia, provocando risco de alagamentos.

A chuva já se acumula com força na região sul. Ivinhema acumula 84 milímetros de água somente nas últimas seis horas. No mesmo período o volume registrado foi de 51 milímetros em Bela Vista, 52 milímetros em Dourados, 36 milímetros em Ponta Porã, 32 milímetros em Mundo Novo, e 12 milímetros em Maracaju, conforme o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Essas condições climáticas estão associadas ao intenso transporte de calor e umidade em baixos níveis da atmosfera, além da aproximação de uma frente fria oceânica, que, em conjunto com o deslocamento de áreas de baixa pressão, favorecerá a formação e intensificação de instabilidades sobre o Estado, explica o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Campo Grande sofreu com o temporal no último fim de semana. A chuva de domingo à tarde derrubou postes e árvores, provocando queda de energia em diversas regiões. Segundo o Corpo de Bombeiros, em 24 horas foram cerca de 50 chamados.