A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

19/09/2019 11:59

União passa R$ 214 mil para abastecer avião e viaturas contra queimadas

Valor deve ser suficiente para custear as despesas com combustível durante dez dias

Jones Mário
Avião que será utilizado no combate às queimadas no Estado pode transportar até 3,1 mil litros de água (Foto: Divulgação)Avião que será utilizado no combate às queimadas no Estado pode transportar até 3,1 mil litros de água (Foto: Divulgação)

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, autorizou empenho e transferência de R$ 214,7 mil para Mato Grosso do Sul. Os recursos serão utilizados para custear o combustível de aeronave e viaturas empregadas no combate às queimadas no Estado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil sul-mato-grossense, coronel Fabio Catarineli, o valor deve ser suficiente para as despesas com abastecimento durante dez dias.

Cedida pelo 2º Esquadrão de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, aeronave com capacidade para armazenar 3,1 mil litros de água começa o combate ao fogo em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (20). O avião Air Tractor, modelo AT-802F, tem fabricação estadunidense e autonomia de quatro horas de trabalho.

Além da aeronave, 34 bombeiros do Distrito Federal chegam na noite de hoje para reforçar as ações contra as queimadas. Os militares deixaram Brasília (DF) na manhã desta quinta (19). As equipes de solo devem começar o trabalho por Corumbá e Aquidauana. Já o avião sai de Brasília e desembarca na Fazenda Caiman nesta sexta.

A portaria com autorização do repasse foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Dados de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam para 2.477 focos de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul somente em setembro – maior número desde 2007, quando foram registradas 5.380 queimadas em igual período. No acumulado do ano já são 7.226 pontos de fogo.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions