ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

União reconhece situação de emergência em MS por fogo no Pantanal e cerrado

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira

Tainá Jara | 14/09/2020 17:25
Chamas consomem área de conservação em Alcinópolis (Foto: Divulgação/Imasul)
Chamas consomem área de conservação em Alcinópolis (Foto: Divulgação/Imasul)

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Mato Grosso do Sul pelo fogo que se alastra pelo Pantanal e cerrado. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, desta segunda-feira, e é necessária para viabilizar recursos para debelar as chamas nas áreas de conservação.

A publicação é assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que esteve no Estado ontem para traçar estratégias junto com o governo estadual. Ele prometeu disponibilizar recursos ilimitados para ajudar a enfrentar a situação.

No final de julho, situação de emergência foi decreta para atender os municípios de Ladário e Corumbá, onde se concentravam as áreas de incêndio no Pantanal. Recurso de R$ 500 mil foi destinado, no começo de setembro, para as ações na região.

Com o avanço do fogo para outros municípios, áreas como do Parque Nacional das Nascentes do Rio Taquari, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, foram atingidas nesta semana. A unidade de conservação é a primeira do estado e guarda sítios arqueológicos de 11 mil anos.

O Estado enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos e a pior série histórica de focos de incêndio dos últimos 20 anos.

Nos siga no Google Notícias