ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Agraer tem novo diretor após rompimento político entre Riedel e PT

Servidor de carreira, Fernando Nascimento assume o comando com missão de fortalecer a agricultura familiar

Por Kamila Alcântara | 23/09/2025 17:01
Agraer tem novo diretor após rompimento político entre Riedel e PT
Fernando Luiz Nascimento, nomeado na Agraer, é engenheiro agrônomo e já ocupou o cargo outras vezes (Foto: Divulgação)

O governador Eduardo Riedel (PP) nomeou nesta terça-feira (23) Fernando Luiz Nascimento como novo diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). A nomeação foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado, um dia depois da exoneração de Washington Willeman de Souza, servidor indicado pelo PT, que deixou o cargo após o rompimento do partido com a base de apoio do governo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governador Eduardo Riedel nomeia Fernando Luiz Nascimento para a Agraer após rompimento com o PT. A nomeação foi publicada no Diário Oficial, um dia após a exoneração de Washington Willeman de Souza, indicado pelo partido.Nascimento, engenheiro agrônomo e advogado, possui vasta experiência no setor público, incluindo passagens pela Iagro, Empaer e Semadesc. Já atuou como diretor-executivo da Agraer e presidiu o Conselho Estadual de Agrotóxicos. O governo espera que ele fortaleça as políticas para o setor agropecuário e amplie o apoio aos produtores rurais.

Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em direito pela UNAES, Nascimento tem longa trajetória no setor público. Foi engenheiro agrônomo da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) entre 1985 e 1988, extensionista rural da Empaer (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul) entre 1988 e 2002 e analista de desenvolvimento socioeconômico da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) entre 2003 e 2024. Também ocupou funções estratégicas, como secretário-adjunto de Agricultura (1994) e assessor da presidência da Empaer (1999–2000).

Na própria Agraer, Fernando Nascimento já exerceu o cargo de diretor executivo entre 2019 e 2023, período em que coordenou projetos voltados à agricultura familiar. Ele também presidiu o Conselho Estadual de Agrotóxicos entre 2023 e 2024 e foi coordenador de agricultura da Semadesc.

Em nota, o Governo do Estado destacou que o novo diretor chega ao cargo “com a missão de fortalecer as políticas públicas voltadas ao setor agropecuário e ampliar as ações de apoio aos produtores rurais”. O próprio Nascimento reforçou esse compromisso. “Nosso objetivo é fortalecer a Agraer como referência em extensão rural e garantir que o agricultor familiar tenha acesso às melhores condições de produção e comercialização, sempre em sintonia com as políticas de desenvolvimento sustentável do Governo do Estado”, afirmou.

A mudança integra a série de substituições em cargos comissionados ligadas ao rompimento político entre o governador Eduardo Riedel e o PT, anunciado no início de setembro. O partido já havia perdido indicações na área de cidadania e em postos ligados à agricultura familiar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.