ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Após festa e defesa de Cunha, Marun ganha vaga no Conselho de Ética

Aline dos Santos | 16/10/2015 09:43
Marun fez manifestações públicas em defesa do presidente da Câmara Federal. (Foto: Arquivo)
Marun fez manifestações públicas em defesa do presidente da Câmara Federal. (Foto: Arquivo)

Após manifestações públicas de defesa do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), o deputado federal Carlos Marun (PMDB) foi “premiado” nesta semana com indicação para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que vai avaliar pedido de cassação de Cunha.

De acordo com o Conselho de Ética, o ingresso de Marun e do deputado Manoel Júnior (PMDB/PB) foi na última quarta-feira (dia 14). Os deputados entraram como suplentes e, seguindo rito da Câmara, foram indicados pelo presidente do partido. O reforço dos dois parlamentares seria estratégico para blindar Cunha.

Marun e Eduardo Cunha mantêm boas relações. No mês passado, o deputado de Mato Grosso do Sul organizou festa para comemorar os 57 anos do presidente da Câmara Federal.

Conforme a Revista Época, na ocasião, o empenho de Marun foi notado pelos colegas, que sugeriram que ele fosse indicado a ministro “dos Grandes Eventos”. A festa em um restaurante foi paga com “vaquinha”, mas o organizador teve que pagar diferença de R$ 800.

No dia 14, mesma data da indicação ao Conselho de Ética, Marun foi voz solitária em defesa de Cunha. "Vazamentos seletivos querem levar o presidente desta Casa [Eduardo Cunha] a uma execração pública e ele não merece isso. [...] Se tem vazamento para um, tem que ter para outros. Aí não é vazamento, é divulgação e nós sabemos que tem muita gente sendo deixada para depois", afirmou Marun, durante reunião da CPI da Petrobras.

Documentos enviados ao Brasil pelo Ministério Público da Suíça informam que Cunha tem 2,4 milhões de francos suíços em conta no País. Em depoimento à CPI, em março, o presidente da Câmara negou ter contas no exterior.

Nesta semana, o PSOL e a Rede entraram com representação contra Cunha no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar. A reportagem tentou entrar em contato com Carlos Marun, mas o telefone está desligado. A assessoria de imprensa informou que o parlamentar está em viagem.

Nos siga no Google Notícias