ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Após hegemonia do MDB, tucanos vão comandar Assembleia em 2019

Paulo Corrêa já tem mais de 20 votos e ainda vai buscar a adesão dos que faltam em janeiro

Leonardo Rocha | 31/12/2018 10:47
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), futuro presidente da Assembleia e Rinaldo Modesto (PSDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), futuro presidente da Assembleia e Rinaldo Modesto (PSDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

Após 12 anos e seis gestões a frente da Assembleia, os emedebistas passarão o “comando” do legislativo aos tucanos, na eleição marcada para 1º de fevereiro de 2019. O PSDB consolidou o nome de Paulo Corrêa (PSDB) para presidência do legislativo, após eleger a maior bancada na eleição, além de ter o apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O MDB assumiu o controle da Assembleia em 2007, com o então deputado estadual Jerson Domingos, hoje conselheiro do TCE (Tribunal de Contas Estadual). Ele foi eleito presidente quatro vezes seguidas, deixando o cargo apenas em fevereiro de 2015. Para o seu lugar foi eleito outro emedebista, Junior Mochi (MDB), que vai passar o “bastão” a Correa em fevereiro de 2019.

Corrêa foi indicado pelo PSDB, no começo de dezembro, para ser candidato à presidência. Dias depois já tinha conquistado mais de 20 votos ao seu favor, quando no pleito precisaria apenas de 13 (maioria simples). Um dos fatores para adesão é o fato dele contar com apoio de Azambuja, além do PSDB ter a maior bancada, com cinco deputados em 2019.

Outro ponto a favor é porque a coligação tucana elegeu 16 dos 24 deputados para próxima legislatura e o seu concorrente mais direto, o próprio MDB, ter reduzido sua bancada de 7 para apenas 3 parlamentares. Outros partidos em ascendência como o PSL, que elegeu os dois deputados mais votados, não tiveram força na articulação interna.

Adesão - Corrêa ainda revelou ao Campo Grande News que pretende conseguir a adesão de todos os deputados, ainda em janeiro, antes da eleição. Faltam apenas as assinaturas de Antônio Vaz (PRB) e João Henrique Catan (PR), além do colega de partido Onevan de Matos (PSDB). “Já tenho os votos suficientes, mas o objetivo é o consenso”, declarou o tucano.

Para conseguir o apoio dos colegas, Corrêa disse que o PSDB abriu mão dos outros cargos principais da mesa diretora, focando em ficar apenas com a presidência. Com isto os aliados disputam a 1° secretaria, vice-presidência e 2° secretaria. Os tucanos chegam ao comando do legislativo, no segundo mandato de Azambuja.

Nos siga no Google Notícias