ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Após notificar vice, vereadora assume prefeitura em Aquidauana e já despacha

Leonardo Rocha | 19/06/2013 15:56
Nova prefeita teve acesso a gabinete após vice-prefeito ser notificado da decisão (Foto: divulgação)
Nova prefeita teve acesso a gabinete após vice-prefeito ser notificado da decisão (Foto: divulgação)

A presidente da Câmara de Aquidauana, a vereadora Luzia Cunha (PT), já assumiu a prefeitura e começou a despachar no gabinete. Ela havia tentado ingressar na prefeitura logo pela manhã, mas encontrou o local fechado, a assessoria jurídica informou que o vice-prefeito ainda não tinha sido notificado, porém esta ação aconteceu hoje no início da tarde, por volta das 13h30, no Fórum do município.

Em decisão judicial, a vereadora havia sido comunicada que iria assumir o executivo ontem, por volta das 18h. O prefeito José Henrique Trindade (PDT) foi notificado da decisão um pouco antes, às 16h. Houve a sessão na Câmara à noite, onde a vereadora foi empossada prefeita. Ela foi hoje pela manhã e não pôde assumir a função. “O vice foi notificado e com isso a nova prefeita já assumiu suas funções”, informou a assessoria jurídica.

O prefeito e seu vice-prefeito, Sebastião Souza Alves (PP), foram cassados pela justiça em primeira instância por utilizar funcionários do gabinete do deputado estadual Felipe Orro (PDT), em sua campanha eleitoral. De acordo com a decisão da justiça, houve abuso de poder político e econômico.

Na época em que assumiu a prefeitura, em dezembro de 2012, José Trindade e seu vice foram denunciados pelo MPE (Ministério Público Estadual) por estes abusos, porém resolveram assumir as funções e depois buscar a defesa. O prefeito declarou que vai recorrer da decisão e espera que uma liminar o recoloque a frente do executivo.

Histórico - José Trindade ficou na segunda colocação na eleição, pois perdeu o pleito para o então prefeito Falzi Suleiman (PMDB), porém este não pôde assumir o cargo, pois a justiça eleitoral acatou denúncia do MPE (Ministério Público Estadual) que o acusou de distribuir cestas básicas durante a campanha e utilizar o site oficial da prefeitura para promoção pessoal.

Nos siga no Google Notícias