ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Após quatro meses, CPI terá depoimento de representante da Homex

Kleber Clajus | 15/01/2014 11:16
Representante da Homex pode esclarecer falhas da empresa na entrega de 272 apartamentos na Capital (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)
Representante da Homex pode esclarecer falhas da empresa na entrega de 272 apartamentos na Capital (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

Um representante da Homex deve prestar depoimento, no dia 30 de janeiro, na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o abandono da construção de 272 apartamentos pela empresa mexicana em Campo Grande. A informação é confirmada pelo presidente interino da investigação, vereador Otávio Trad (PT do B), e será a primeira vez que a empresa responde a questionamentos na Câmara Municipal em quatro meses.

“Temos informação de que um engenheiro da Homex já está em Campo Grande e deve participar da oitiva agendada para o dia 30. Parece também que a empresa está dando o suporte necessário agora”, comenta Otávio, ao relembrar que as investigações sobre a empresa foram iniciadas em setembro de 2013.

Das três mil casas que a Homex se propôs a construir na Capital, a empresa vendeu 700, mas não entregou 272. A construtora também é acusada de calote de R$ 24 milhões com fornecedores, com processos iniciados em 2012 e 2013.

Somado a isso, o parlamentar ressalta que a situação dos moradores continua complicada e só após a abertura da CPI e da “pressão da imprensa” a Homex começou a assumir a responsabilidade pelas falhas.

A fim de resolver o impasse, a Caixa Econômica Federal contratou em setembro a empresa VBC Engenharia Ltda para dar continuidade às obras dos 272 apartamentos abandonados em fase de construção e adquiridos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Já em dezembro, a nova construtora realizou levantamento sobre os materiais necessários e no dia 6 de janeiro iniciou os trabalhos. O cronograma de obras tem previsão de entrega das unidades habitacionais para o primeiro semestre de 2015.

Otávio ressalta que o condomínio Varandas do Bosque, entregue com infiltrações e rachaduras, também deve ser beneficiado no processo de correções dos erros da construtora mexicana.

“Nessa semana, uma reunião na Caixa com a VBC Engenharia ampliou os trabalhos da construtora para também assumir a reforma dos apartamentos em que já há pessoas morando. Essa será mais uma vitória da CPI e dos moradores que hoje passam por situação difícil”, pontua o parlamentar.

Ciclo de depoimentos – Neste mês, a CPI da Homex realiza duas oitivas. A primeira delas está marcada para o dia 23 de janeiro, às 14h, com representantes do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção) e da VBC Engenharia, que assumiu o controle das obras do residencial.

Já no dia 30, também às 14h, os vereadores ouvirão representantes da Prefeitura de Campo Grande, Caixa Econômica Federal e Homex, que abandonou as obras sem concluí-las.

Nos siga no Google Notícias