ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Aprovada isenção em concurso estaduais para doadores de rins

Projeto segue para avaliação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria

Leonardo Rocha | 19/06/2018 12:26
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que isenta de pagamento em concursos, os doadores de rins, assim como quem recebeu o órgão por meio de transplante. O objetivo da proposta é estimular para que mais pessoas possam se colocar à disposição (doação) e assim salvar mais vidas.

O projeto teve como novidade o uso da votação eletrônica na Assembleia, sendo hoje a primeira sessão (19) dispondo desta tecnologia. Foram 20 votos favoráveis e nenhum contrário, depois que os parlamentares tiveram uma breve explicação sobre o tema, feita pelo presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

Barbosinha disse aos colegas que a “isenção em concurso” não se tratava de uma renúncia de receita, de acordo com a legislação vigente. Este parecer foi seguido pelos deputados, que estavam em dúvida se a proposta de autoria de Felipe Orro (PSDB) era constitucional.

O autor explicou que a intenção é que haja um aumento de doadores de rins em Mato Grosso do Sul e em todo Brasil, já que muitas pessoas vão a óbito por não conseguirem o transplante. “O intuito deste projeto é exatamente este, sensibilizar pessoas a serem doadoras para salvarmos mais vidas”.

Para ter acesso a esta isenção, o doador precisa fazer a devida comprovação, com apresentação de atestado médico e outros documentos pessoais. Esta situação deve aparecer nos editais dos concursos estaduais. O projeto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode torná-lo lei estadual ou apresentar veto.

Deputados usaram sistema eletrônico de votação pela primeira vez (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados usaram sistema eletrônico de votação pela primeira vez (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Nos siga no Google Notícias