ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Aprovado projeto quer levar debates contra machismo para dentro das escolas

O autor explica que a ideia faz parte de uma indicação de militantes da "Marcha Mundial de Mulheres"

Lucas Junot e Leonardo Rocha | 29/03/2017 12:30
Pedro Kemp e João Grandão, deputados estaduais pelo PT (Foto: Assessoria/ALMS)
Pedro Kemp e João Grandão, deputados estaduais pelo PT (Foto: Assessoria/ALMS)

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei que prevê a realização de campanhas e debates contra o machismo, nas escolas da rede estadual. A proposta, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), tem a intenção de conscientizar os estudantes em relação à prática de violência física ou verbal contra as mulheres.

A proposta prevê uma série de atividades, como capacitação de equipe pedagógica e demais trabalhadores da educação, assim como realização de debates no ambiente escolar, com a participação da comunidade, sociedade civil e meios de comunicação.

As campanhas educativas contra o machismo devem coibir atos de agressão, discriminação, humilhação, intimidação, constrangimento ou violência contra as mulheres, que tem índices acima da média nacional, em Mato Grosso do Sul.

O autor explica que a ideia faz parte de uma indicação de militantes da "Marcha Mundial de Mulheres", que já levaram a proposta a outros estados, como o Distrito Federal, onde se tornou lei. "As escolas, embora não possam dar conta de resolver todos os problemas sociais, podem ser uma forte aliada para repassar mensagens positivas".

Kemp ainda justifica que é justamente no ambiente escolar, que muitas vezes esta discriminação começa a se tornar aparente, portanto, como instituição social, pode contribuir para o combate a este problema, ajudando na formação de uma "moral coletiva".

A proposta ainda garante que as campanhas não devem trazer custos a administração estadual, além de não interferir na matriz curricular da rede de ensino. Entre os dados citados, está o Mapa da Violência de 2015, onde Mato Grosso do Sul apresenta a maior taxa de mulheres vítimas de violência sexual, física ou psicológica.

O projeto ainda será votado em segunda discussão no plenário e depois segue para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a proposta.

Nos siga no Google Notícias