ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Artuzi pode ter que reembolsar Justiça Eleitoral em quase R$ 331 mil

Edmir Conceição | 12/01/2012 16:39

Os gastos com a eleição fora de época em Dourados, em razão da renúncia de Ary Artuzi, acusado de esquema de propina e malversação de dinheiro público, chegaram a R$ 330.658,00. O valor, que saiu do orçamento da Justiça Eleitoral, poderá ser reembolsado à União, se depender do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que fizeram acordo para a recuperação judicial de recursos gastos com as eleições extemporâneas.

Ari Artuzi renunciou ao cargo em 1º de dezembro de 2011, há um ano e 12 dias. Em fevereiro de 2011 foi realizada eleição para resolver a vacância.

Entre os gastos que a Justiça Eleitoral pretende o reembolso estão despesas com auxílio alimentação dos mesários e transporte de urnas eletrônicas. Pelo acordo entre TSE e Advocacia Geral de União, a Justiça Eleitoral repasse à Advocacia-Geral da União informações sobre políticos que tiveram seus mandatos cassados para a AGU avaliar se deve responsabilizar judicialmente e cobrar de determinado político o custo gerado.

Os advogados da União poderão ajuizar, ainda, as ações de ressarcimento cobrando os valores gastos, bem como o pagamento de danos morais pelo desgaste de obrigar a sociedade de determinado município a se mobilizar, preparar uma nova eleição e votar novamente.

Nos siga no Google Notícias