ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Assembleia aguarda decisão nacional para votar "escola sem partido"

Projeto polêmico está desde o ano passado no legislativo, mas nunca chegou ao plenário

Leonardo Rocha | 06/11/2018 12:39
Deputados Maurício Picarelli (PSDB), Junior Mochi (MDB), Renato Câmara (MDB), Onevan de Matos (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), durante sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados Maurício Picarelli (PSDB), Junior Mochi (MDB), Renato Câmara (MDB), Onevan de Matos (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), durante sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados estaduais entendem que se deve aguardar o “desfecho nacional” sobre o programa “Escola sem Partido”, para depois votarem o projeto a nível estadual. A proposta foi apresentada na Assembleia em agosto do ano passado, mas devida as polêmicas nunca se chegou ao plenário. Duas audiências públicas tiveram que ser suspensas em função de protestos.

O presidente da Assembleia, Junior Mochi (MDB), lembrou que o projeto nunca teve consenso no Estado. “O assunto está em debate em Brasília, então nada melhor do que esperar a decisão nacional, para depois resolvermos aqui, não tem porque adiantar”, disse o emedebista. Ele disse que os próprios autores da proposta seguem este mesmo pensamento.

Mara Caseiro (PSDB), quem apresentou o projeto, disse que está estudando a possibilidade de votar a questão ainda este ano, mas também concorda que é necessário esperar a decisão nacional. “Se virar uma lei federal por exemplo, fica até mais fácil já que restará para nós apenas regulamentar em nível estadual”, disse a tucana.

Herculano Borges (SD), um dos apoiadores, disse que vai aguardar o “desenrolar” da história, mas adiantou que se chegar ao plenário, vai fazer a defesa do projeto. “Já fui um dos autores no município e entendo que a proposta é importante, para não ter doutrinação política nas escolas”.

Críticas - Para José Carlos Barbosa (DEM) o tema “não tem espaço” neste ano, devendo ficar para um debate mais amplo no ano que vem. Ele se diz contra a matéria. “Não concordo com esta interferência direto nas aulas, não deve se ter esta censura ao professor, a escola precisa ser um espaço libertário. Se algum profissional extrapolar, que este apenas seja punido”.

A bancada petista é ainda mais enfática ao classificar a proposta como “censura” aos professores e um assunto “inconstitucional” em todo Brail. “Já existe uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que diz que o projeto não é válido do ponto de vista legal, por isso não deveria nem ser discutido”, explicou Amarildo Cruz (PT).

Projeto – A proposta obrigas as escolas a “afixar cartazes” nas salas de aulas proibindo determinadas atitudes, como não promover “doutrinação política”, de ideologia, assim como temas como questão de gênero. A matéria quase foi arquivada na Comissão de Constituição e Justiça, com quatro votos contrários e apenas um favorável.

Nos siga no Google Notícias