ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Assembleia aprova lei que obriga hospitais a realizar teste de fibrose em bebês

Ludyney Moura | 11/11/2014 19:56
A proposta é de autoria do vice-presidente da Assembleia, deputado Maurício Picarelli (Foto: Divulgação/Giuliano Lopes/ALMS)
A proposta é de autoria do vice-presidente da Assembleia, deputado Maurício Picarelli (Foto: Divulgação/Giuliano Lopes/ALMS)

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta terça-feira (11) o projeto de lei que torna obrigatória a realização do teste de fibrose cística em recém-nascidos nos estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o autor da proposta, deputado Maurício Picarelli (PMDB), vice-presidente da Casa, a fibrose cística pode se manifestar nas primeiras horas de vida, por meio de problemas respiratórios.

Já com idade avançada é possível percebê-la com a aparição dos sintomas mais comuns: tosse crônica, dificuldade de ganho de peso, pneumonias repetidas e diarreia, sendo que as glândulas do suor e as glândulas salivares produzem secreções que contêm muito mais cloro do que o normal.

A fibrose cística é uma doença genética e hereditária, sem cura e recessiva. O portador não produz enzimas que digerem alimentos gordurosos, o que provoca uma dificuldade de distribuição de enzimas digestivas e de outras substâncias, levando ao mau funcionamento do pâncreas, do pulmão, da pele e muitas vezes atinge o órgão reprodutor.

Nos siga no Google Notícias