ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Assembleia Legislativa homenageia mulheres de destaque durante sessão especial

Luciana Brazil | 07/03/2013 13:28
Assembleia homenageia mulheres. Deputada  Dione ocupa a tribuna para falar do espaço a ser conquistado. (Foto:Assembleia)
Assembleia homenageia mulheres. Deputada Dione ocupa a tribuna para falar do espaço a ser conquistado. (Foto:Assembleia)
Vereadora Carla Stephanini, uma das homenageadas, recebe o Trofeu Celina Jallad do deputado Junior Mochi e Fabiana Jallad,
Vereadora Carla Stephanini, uma das homenageadas, recebe o Trofeu Celina Jallad do deputado Junior Mochi e Fabiana Jallad,

Em menção ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado amanhã, a Assembleia Legislativa realizou na manhã de hoje (7) uma sessão especial para homenagear mulheres de destaque em vários segmentos da sociedade.

Diante do tema “Mulher- O poder de mudar a história”, as homenageadas foram presenteadas com o “Troféu Celina Jallad”, implantado justamente para reconhecer anualmente mulheres que prestam serviço para o município ou Estado.

A violência vivida pelo sexo feminino fez parte integral dos discursos durante a sessão. A intensa violência e baixa participação da mulher nas decisões políticas são duas grandes limitações a serem vencidas ainda hoje, como ressaltaram.

Em 2012, mais de 5 mil Boletins de Ocorrência foram registrados por mulheres vítimas de violência na Capital. De acordo com a delegada Rosely Molina da Deam (Delegacia Especializada), nos dois primeiros meses de 2013 já são 900 registros, o que representa cerca de 70 boletins por dia. O número, segundo Molina, significa a conscientização das mulheres sobre seus direitos.

A juíza Jaqueline Machado falou da igualdade entre homens e mulheres e destacou a violência doméstica como um dos maiores desafios. Apesar da Lei Maria da Penha e dos avanços que a legislação trouxe, a juíza acredita que deve haver maior desempenho das autoridades.

Delegada Maria de Lourdes Cano e o deputado Eduardo Rocha.
Delegada Maria de Lourdes Cano e o deputado Eduardo Rocha.
Vice-governadora cumprimenta filha da ex-deputada Celina Jallad, falecida em 2011.
Vice-governadora cumprimenta filha da ex-deputada Celina Jallad, falecida em 2011.

A maior participação das mulheres no ambiente político também foi argumento na sessão do parlamento estadual. A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) salientou que a presença das mulheres é essencial na política. “Não sou a favor da igualdade, até porque somos maioria em outras profissões, como professoras, mas a presença de 30% de mulheres na política é essencial”, se referiu a lei que obriga os partidos a reservarem 30% das cotas para mulheres.

A deputada Dione Hashioka (PSDB), 2° vice-presidente, afirmou que o espaço das mulheres precisa ser conquistado por elas. Para a deputada Mara Caseiro (PtdoB), 3° vice-presidente, os agentes políticos têm o desafio de garantir um percentual de vagas para as mulheres. “O mais perto do ideal seria que ao menos 30% dos agentes dos assentos dos legislativos em todas as esferas fossem destinados as mulheres”, afirmou se referindo que falta de cumprimento da lei de cotas.

A filha da ex-deputada Celina Martins Jallad, falecida em fevereiro de 2011, Fabiana Jallad frisou que Mato Grosso do Sul tornou Celina "em uma mulher inesquecivel".

Entre as homenageadas estavam delegadas, juízas, empresárias, autoridades políticas, além de uma policial. O coral da Assembleia Legislativa se apresentou com um repertório especial de canções dedicadas às mulheres.

Nos siga no Google Notícias