ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Assembleia promove encontro de filhos de vítimas da hanseníase

Leonardo Rocha | 29/06/2015 08:39
Assembleia sedia encontro de filhos de vítimas de hanseníase, que foram separados dos pais na década de 90 (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Assembleia sedia encontro de filhos de vítimas de hanseníase, que foram separados dos pais na década de 90 (Foto: Roberto Higa/ALMS)

A Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira (29), a partir das 15h, o primeiro encontro de filhos das vítima de hanseníase, que foram separados compulsoriamente dos pais pelo Estado. O evento proposto pelo deputado Amarildo Cruz (PT), tem parceria com o Morhan (Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase).

Este encontro que irá ser realizado no plenarinho tem por objetivo reunir pessoas que separadas de seus pais ainda na década de 90, em função da hanseníase, com o intuito além de promover este encontro, ainda assim alertar a população que esta doença tem tratamento e pode ser curada.

Artur Custódio Moreira de Souza, coordenador nacional do Morhan, estará neste evento para debater este tema, que gerou muitos problemas familiares, já que no passado as famílias eram separadas para evitar o contágio, sendo que de acordo com o movimento, os filhos eram levados para educandários ou entregues a outras famílias.

Esta situação levou muitos pais a não encontrarem seus filhos depois. Para o deputado Amarildo Cruz esta luta é legítima e que é justo que estas famílias busquem providências, inclusive até ações de indenização. “Embora o trauma psicológico não tenha como ser ressarcido", ponderou.

Nos siga no Google Notícias