A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/07/2015 10:34

Assembleia terá cota de 20% para negros em seu primeiro concurso

Leonardo Rocha
Primeiro concurso da Assembleia terá 20% de vagas para negros e 3% para indígenas (Foto: Roberto Higa/ALMS)Primeiro concurso da Assembleia terá 20% de vagas para negros e 3% para indígenas (Foto: Roberto Higa/ALMS)

A Assembleia Legislativa instituiu a cota de 20% para negros e 3% aos indígenas em seu primeiro concurso, que tem previsão de ser lançado em novembro deste ano. Esta regra segue para todas as demais seleções que a instituição fizer, para provimento de quadro de carreira.

Esta resolução aprovada em plenário, tendo como autor o deputado Amarildo Cruz (PT), assegura igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para estes dois públicos, sendo que o candidato (concurso) precisa se declarar negro ou indígena no ato da inscrição, para depois ser avaliado por uma comissão julgadora.

Amarildo ressaltou que esta ampliação de cota para negros tem o objetivo de combater a desigualdade a este público, para corrigir a discriminação e falta de espaço ao negro na história do país. Ele define esta medida como de “curto-prazo”, para que no futuro não seja mais necessária.

O primeiro concurso público da Assembleia deve ser lançado em novembro deste ano. O presidente da Casa de Leis, o deputado Junior Mochi (PMDB), pretende começar o segundo semestre fazendo um levantamento do corpo técnico, para identificar quantos servidores e em que áreas serão abertas às vagas da seleção. 

Neste ano a Mesa Diretora lançou o programa de “aposentadoria voluntária”, para incentivar os servidores que já cumpriam requisitos (aposentadoria), acelerar este processo e desta forma conseguir abrir mais vagas ao concurso. Mais de 100 servidores vão aderir ao projeto.

Projeto prevê 20% das vagas em concursos para negros
Alegando diminuição da população sul-mato-grossense que se declara branca, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou, nesta quarta-feira (17)...
Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions