ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Sem Marun, nenhum deputado de MS declara apoio à reforma da previdência

Quatro deputados não anunciaram seus votos em projeto que deve começar a tramitar nesta semana; único voto favorável, Marun vira ministro em alguns dias

Humberto Marques | 11/12/2017 17:46
Marun é o único da bancada de MS que admitiu votar em favor da reforma da previdência. (Foto: divulgação)
Marun é o único da bancada de MS que admitiu votar em favor da reforma da previdência. (Foto: divulgação)

Se depender da bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília, a reforma da previdência proposta pelo governo do presidente Michel Temer não vai passar. Isso porque, dos deputados que já declararam voto, três são contra a proposta e apenas um se manifestou a favor –justamente aquele que pode não acompanhar o fim da votação. Dos demais, um não respondeu e três se manifestam até aqui como indecisos.

Dagoberto Nogueira (PDT), Zeca do PT e Vander Loubet (PT) votarão contra a reforma da previdência. Carlos Marun se manifestou totalmente favorável ao texto. Geraldo Resende (PSDB) até aqui não respondeu aos questionamentos. Já Tereza Cristina (sem partido), Elizeu Dionizio (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) seguem indecisos.

Há uma semana, a reportagem do Campo Grande News vem contatando os parlamentares federais sul-mato-grossenses em busca de uma posição sobre a proposta de reforma da previdência. Zeca, Vander e Dagoberto anteciparam os votos contrários e a realização de pressão contra o projeto.

A intenção dos deputados, seja pela posição política contrária à mudança ou falta de diálogo com o Planalto para alterar trechos da proposta, é rejeitar o texto e pressionar outros parlamentares ainda indecisos a seguir essa orientação. Para tanto, apostam na pressão de centrais sindicais e outras organizações no Congresso e nas bases dos deputados.

A favor – O único voto declarado em favor da proposta é de Carlos Marun, que até quinta-feira (14) deve tomar posse como ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República. O deputado já viajou com Temer neste fim de semana para a Argentina, para reunião do Mercosul, sendo oficialmente convidado para migrar rumo à Esplanada dos Ministérios.

Vice-líder do governo na Câmara, Marun foi um dos primeiros deputados a anunciarem voto pela reforma, e deve, nesta semana, participar das discussões iniciais que visam a colocar a matéria em votação –o que deve ocorrer na semana que vem.

O voto “substituto” de Marun ainda não foi oficializado. Primeiro suplente, Fábio Trad (PMDB) aguarda a confirmação da posse do novo ministro e sua posterior convocação para assumir o mandato – o que pode levar até três dias, adiando a posse para o meio ou o fim da votação da reforma. Assim, ele prefere não se manifestar no momento sobre questões do Congresso.

Geraldo Resende não antecipou voto. (Foto: Divulgação)
Geraldo Resende não antecipou voto. (Foto: Divulgação)

Indecisos – Procurado via assessoria e por ligações, Geraldo Resende não manifestou até o momento sua posição sobre a reforma da previdência – em reportagem do jornal O Estado de São Paulo divulgada na internet nesta segunda-feira, ele está entre os deputados que se recusaram a responder a questão.

Seu colega de bancada, o também tucano Elizeu Dionizio está, conforme a reportagem apurou, no grupo de indecisos – a expectativa é de que ele se manifeste sobre a proposta até quinta-feira (14), quando terá retornado de missão oficial nas Nações Unidas (em Nova York, nos Estados Unidos).

No caso dos parlamentares tucanos, há uma pressão interna vinda do governador paulista e novo presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, para que o partido apoie a reforma da previdência. No entanto, a cúpula do partido tem enfrentado resistências para emplacar o texto entre os filiados.

Tereza Cristina e Mandetta também estão indecisos. O parlamentar do DEM já havia antecipado a disposição de estudar o tema até antes da votação, a fim de apurar mudanças aplicadas no texto final a pedido dos tucanos, antes de emitir um juízo.

Há uma semana, congressistas ouvidos pelo Campo Grande News afirmaram que a reforma da previdência enfrenta dificuldades para avançar por conta das negativas do Governo Temer em ouvir todos os partidos a fim de adequar o texto, bem como por temores sobre o desgaste eleitoral causado por uma medida extremamente impopular. Muitos deputados serão candidatos em 2018, e mostram relutância em verem os nomes atrelados a um projeto que enfrenta resistência nas ruas.

Como votam os deputados de MS na reforma da Previdência:

Carlos Marun – SIM
Dagoberto – NÃO
Elizeu Dionizio – indeciso
Geraldo Resende – não se manifestou
Mandetta – indeciso
Tereza Cristina – indecisa
Vander Loubet – NÃO
Zeca do PT – NÃO

Nos siga no Google Notícias