ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bernal descarta renunciar na véspera de julgamento na Câmara

Kleber Clajus | 25/12/2013 13:07
Prefeito convocou secretários para tratar sobre julgamento na Câmara amanhã (Foto: Kleber Clajus)
Prefeito convocou secretários para tratar sobre julgamento na Câmara amanhã (Foto: Kleber Clajus)

A possibilidade de renúncia do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), foi descartada durante reunião com secretários, nesta quarta-feira (25), no gabinete da Esplanada Ferroviária, em Campo Grande. Uma sessão de julgamento, que pode cassar o mandato do progressista, está agendada para amanhã (26), às 8h, na Câmara Municipal.

“Foi muito sorrateiro esperar até o fim do ano para cassar um prefeito. Bernal é um homem corajoso, não vai renunciar e vai até o fim. Ele está certo, porque quem deu o mandato a ele foi à população”, disse Valdir Gomes, funcionário de carreira da Prefeitura e coordenador do Centro Cultural “O Picolé”, no Bairro Estrela do Sul.

Já a secretária Municipal de Assistência Social e vereadora licenciada, Thaís Helena (PT), garantiu que estará presente na sessão de julgamento na Câmara para apoiar Bernal. A petista relembrou a cassação de seu mandato, pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), por suposta compra de votos com tickets de combustível.

“Fui cassada injustamente e consegui liminar porque havia falta de provas. O sentimento é muito ruim. Assim como eu estou me defendendo e vou até as últimas instâncias, creio que o prefeito e todos nós queremos fazer a defesa de nosso projeto e ir até as últimas consequências. Se não houve dano ao erário público vão cassar o prefeito por isso?”, questiona Thaís, ao criticar o fechamento do relatório da Comissão Processante durante a madrugada.

“Prestei esclarecimentos provando a economicidade e da ilegalidade de contratos que resultaram nas contratações emergenciais e não levaram em conta nada”, lamentou a petista ao acreditar que o plenário da Câmara possa ser tomado por apoiadores de Bernal amanhã.

Julgamento – Os 29 vereadores foram convocados, na terça-feira (24), para participar da sessão de julgamento, durante o recesso parlamentar, para decidir se Bernal terá denúncia de infração político-administrativa arquivada ou se perderá o mandato. A definição ocorre amanhã (26), a partir das 8h, na Câmara Municipal e deve considerar parecer favorável a cassação emitido pela Comissão Processante.

Na ocasião, o prefeito terá oportunidade de rebater seus acusadores por duas horas. Já os vereadores poderão se pronunciar por 15 minutos e, na hora da votação, todos os 29 terão direito a voto, inclusive o presidente da Processante, Edil Albuquerque (PMDB), o relator, Flávio César (PT doB) e o membro Alceu Bueno (PSL).

O presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), já solicitou reforço na segurança para a sessão de julgamento, que vai ter limite de acesso ao Plenário Oliva Enciso e um telão instalado na área externa para que as pessoas possam acompanhar a votação que decidirá o futuro do mandato de Bernal.

Nos siga no Google Notícias