A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

26/06/2013 19:29

Bernal nega culpa sobre conselhos tutelares e falta de comida em Ceinfs

Zemil Rocha
Bernal diz que problemas não surgiram na atual gestão (Foto: Arquivo)Bernal diz que problemas "não surgiram na atual gestão" (Foto: Arquivo)

O prefeito Alcides Bernal atribuiu, através de nota de esclarecimento divulgada hoje, à gestão passada a onda de problemas enfrentados nos Conselhos Tutelares de Campo Grande e voltou a negar que haja falta de alimentos nos Centros de Educação Infantil, embora o problema ainda persista e tenha gerado abertura de investigação no Ministério Público.

“A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, vem esclarecer à população que os problemas enfrentados pelos conselheiros tutelares divulgados na imprensa recentemente não surgiram na atual gestão, mas está trabalhando com firmeza para solucioná-los e melhorar os serviços a nossa população”, diz a nota de Bernal, elencando a seguir os problemas que não teriam sido criados pela atual gestão.

A falta de vagas nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs), segundo a nota, “é uma realidade nacional" com situações problemáticas "não resolvidas nas administrações passadas" e que vêm sendo tratadas com "preocupação nesta administração”. E anuncia que para 2013 está prevista a entrega de 21 novos Ceinfs, propiciando com isso a abertura de 2,5 mil vagas para 2014. O problema, porém, é que a construção ainda nem começou e já estamos no segundo semestre do ano.

Quanto à falta de alimentos nos Ceinfs, Bernal volta a negá-la. “A Prefeitura reitera que não há falta de alimentos nos Ceinfs da Capital e os conselheiros tutelares têm a liberdade de verificar se a alimentação servida às crianças é adequada para o desenvolvimento das mesmas”, afirmou o prefeito na nota. Contudo, nesta quarta-feira uma nova denuncia surgiu: uma funcionária levou botijão de gás da própria casa ao Ceinf do Lageado, a fim de que não faltasse alimentos para as 147 crianças.

Com relação às condições da Unidade SOS Abrigo, a nota da prefeitura informa que “as crianças em medida de proteção serão transferidas para uma nova casa, mais ampla e com estrutura adequada”, revelando que o processo de locação do imóvel deve ser concluído em 30 dias. Hoje a situação é crítica, já que os adolescentes infratores estão dividindo mesmo espaço das crianças vitimadas. O problema surgiu em janeiro e persiste até hoje. Com a mudança das crianças de 0 a 12 anos, a atual estrutura do SOS Abrigo ficará disponível para o acolhimento exclusivo dos adolescentes em conflito com a lei.

A respeito da falta de profissionais nos Conselhos Tutelares, Bernal alega que o Ministério Público recomendou que as contratações devem ser feitas, exclusivamente, por meio de concurso público. O problema emergencial, contudo, poderia ser amenizado com remanejamento de servidores, o que não foi feito.

Na nota de esclarecimento, Bernal garantiu que os automóveis estão de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro para trafegar, mas a imprensa constatou que no Conselho Tutelar Centro há um veículo Fiat com banco quebrado e pneu careca. Outros três veículos, adquiridos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), já estão emplacados e devem ser entregues no mês de julho, segundo a prefeitura.

Ainda segundo a prefeitura, a SDH/PR também adquiriu 15 computadores, três impressoras multifuncional, três bebedouros e três refrigeradores, que devem ser entregues nos conselhos ainda no mês de julho;

Sobre as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) quanto ao número insuficiente de Conselhos Tutelares no município de Campo Grande, Bernal revelou que “já está em planejamento e foi inserido no Plano Plurianual (PPA 2014/2017) a criação de mais dois Conselhos para atender a demanda na Capital”. Essa previsão de criação realmente é problema antigo, com previsão já existente desde a administração do Nelsinho Trad (PMDB).

 

 



Tem gente aqui querendo que o prefeito mostre a que veio. Mas ele já mostrou isso, veio para acabar com Campo Grande, só quem é cego não consegue ver isso. Mas a culpa é do Big Bang.
 
Angela Dutra em 27/06/2013 14:58:32
QUEM TEM SEUS FILHOS EM CEINFS ACONSELHO A ACOMPANHAREM A QUESTÃO DE FALTA DE ALIMENTAÇÃO, DE GÁS E TAMBÉM A DE BANHO. POIS VÁRIOS CEINFS ESTÃO COM SEUS CHUVEIROS ESTRAGADOS. OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO INDIGNADOS MAS TEMEM DE FAZER DENUNCIA E SEREM MANDADOS EMBORA. E O BERNAL, NEGA ATÉ A MORTE.
IMPRENSA POR FAVOR PELO BEM DE NOSSAS CRIANÇAS INVESTIGUEM E MOSTRE A VERDADE PARA NOSSO POVO.
 
WESCLEY DOS SANTOS TORRES em 27/06/2013 10:55:29
o Sr. disse que ia resolver a Saúde, vai mesmo, o povo de Campo Grande vai morrer se depender do senhor prefeito, depois que o povo morrer aí sim o senhor cumpriu sua palavra... Resolveu o problema da saúde. Parabéns viu.
 
Marinalva Santos em 27/06/2013 09:56:30
É INTERESSANTE AS AFIRMATIVAS DESTE PREFEITO.
SERÁ QUE ELE É PREFEITO DE CAMPO GRANDE - MS, MESMO?
ACHO QUE ELE É PREFEITO DE OUTRA CIDADE OU ESTÁ EM OUTRO PLANETA.
 
JOSI FRANCIS em 27/06/2013 09:21:45
BERNAL, pare de achar que todos nos somos IDIOTAS, de acreditar que tudo e culpa da administração anterior, você não assume a culpa de nada, antes tínhamos um presidente que nunca sabia de nada, agora vamos ter um prefeito. A cidade esta parada em todos os sentidos, você quer administrar a cidade querendo assinar tudo, se toca você não esta administrando Corguinho ou outra cidade pequena não viu, não estou querendo ofender essas cidades, mas só para dar exemplo, que uma cidade do porte de Campo Grande, não se administra assim.
 
Carlos Gomes em 27/06/2013 09:21:15
Senhor Prefeito, os problemas são da Prefeitura de Campo Grande, caso exista irregularidades da administração anterior, junte provas e dê entrada no Ministério Público e pronto. Pare de ficar pondo culpa nos outros, não estou dizendo que não exista, mas o que existe são problemas municipais e é, hoje, problema que você têm de resolver, caso não saiba como fazê-lo, dê o lugar para quem saiba.
Fico indignado com esse tipo de pessoa que acha que ele é dono de coisa pública, o senhor foi votado para trabalhar em prol do povo, não para ficar procurando culpado. Faça denúncias caso encontre provas e comece a trabalhar, que temos problemas do começo do ano que ainda não foram resolvidos, precisamos de ação.
É melhor o senhor trabalhar, ou não será reeleito.
E o Bernal?
Não administra, só acusa.
 
Emmanoel Lopes em 27/06/2013 09:20:17
A população só está colhendo o que plantou e agora como corta o mal pela raiz? Quem sofre é Campo Grande... Que tal não cortar, mas sim tirar e rápido pois isso vai contagiar. A demora só está nos prejudicando e dando tempo para o problema se agravar, logo não teremos mais créditos com aqueles políticos de boa índole, sei que existe, pois antes não tínhamos os problemas que hoje na mídia explode e devemos agradecer por nos informar sobre a nossa plantinha ruim.
 
Arnaldo Cezar Dutra em 27/06/2013 09:19:11
Na verdade não é culpa dele não coitado, de certo é as crianças que comem muito ou as mães que querem engordar demais os filhos.
Toda vez que reclamo que minha filha de 2 anos chega morrendo de fome em casa é a resposta que as cuidadoras me dão. Minha filha normalmente nem quer falar comigo, ela simplesmente pede pão ou bolacha, e chega em casa como quem não comeu nada durante o dia. E as mães é que estão erradas, nossa em que cilada os cidadãos loucos por mudanças fizeram os campo-grandenses entrar hein, agora é só esperar o resto do mandato.
 
Adriana Oliveira em 27/06/2013 09:12:30
Nobre prefeito mostra porque o povo acreditou no senhor, trabalha e para de culpar administração anterior que já faz seis meses e nada.
 
Jairo Amarante da Silva em 27/06/2013 09:12:05
Sr. Alcides Bernal, ao invés de se preocupar em falar do Nelsinho, favor se preocupar com seu serviço e tomar conta da cidade, pois está a destruindo. Você tá ganhando seu salário em dia, tem que trabalhar em qualquer lugar se não cumprir com a obrigação é mandado embora....Vamos cuidar do que tem que ser feito.
 
Suellen Peralta em 27/06/2013 08:47:19
É interessante que o prefeito acha desculpas para tudo, a falta de alimento/gás nos Ceinfs é fato verídico, ele não está na comunidade para saber a realidade.
Esse é o governo que a população elegeu, agora aguenta........
 
Janaína Amorim em 27/06/2013 08:37:39
Também concordo com o Everton, o gestor anterior não ganha mais eleição nem pra presidente de bairro. Agora acredito que já está na hora mais de trabalhar do que ficar em facebook, afinal a população não veio a rua a toa para reclamar de situações que só ficam em promessas. É bom lembrar que são 4 anos e se não mostrar trabalho não vai adiantar depois chorar o leite derramado. (Ceinf's sem merenda, material escolar desde fevereiro sem recebe-los nas escolas, as ruas da cidade parece um queijo, o transporte muito embora tenha abaixado continua do mesmo jeito, os postos de saúde, só indo lá para saber como é), essa briga política idiota com a Câmara, e tantos outros problemas a dentro, é bom regaçar as mangas e trabalhar senão não vai ser a Câmara que vai querer sua saída e sim o povo.
 
jose carlos em 27/06/2013 08:36:45
Bom eu acho que já tem 6 meses que ele está a frente da prefeitura e já era hora pra que essas coisas não estar acontecendo mais, Bernal já tá passando da hora de você mostrar a que veio.
 
everton rodrigues simoes em 27/06/2013 08:17:20
Até quando ele culpará o antecessor? Já se passaram 6 meses e ele ainda não foi capaz de começar a arrumar a casa? Para quem dizia que Campo Grande cresceria 40 anos em 4 estou vendo que será ao contrário, ainda faltam comida, gás nas escolas e ceinfs e a culpa ainda é do governo anterior? Sei.
 
Giovana Moraes em 27/06/2013 08:10:55
Faz quase 180 dias de governo e o sr. ainda insiste em culpar o governo passado? Que gestão é essa que não consegue ver os problemas existentes e resolvê-los? É mais fácil ficar culpando o governo passado e não fazer nada?!?!?!?
 
Marcílio dos Reis em 27/06/2013 08:02:06
Não faço este comentário para defender ninguém, pois não sou filiado a partido algum, mas o nobre Prefeito de Campo Grande deveria parar de colocar a culpa na administração anterior e mostrar a que veio. Já está se findando o sexto mês de sua administração e ele só coloca a culpa na administração anterior. O nobre Prefeito esquece das promessas que fez, que logo após assumir o cargo transformaria a administração municipal, pois então, fez pouco caso em apresentar uma equipe de transição, seus secretários ainda estão perdidos, ainda falta secretário para algumas pastas, e fica pensando no que ele pode acusar a administração anterior em vez de se preocupar em administrar para o hoje, o agora, para o futuro de Campo Grande.
 
Jerson Junior em 27/06/2013 08:00:34
novamente senhor prefeito colocando culpa na administração anterior já se passaram sete meses da atual gestão sera que esses problemas já não poderiam ter sido sanados, falta de merenda tem acontecido não é problema pontual senhor sabe disso não e ignorante vai ser responsabilizado.
 
claudemir ferreira em 27/06/2013 07:58:44
E como sempre né prefeito, depois de 6 meses de gestão a desculpa ainda é a gestão anterior. O tempo está passando e daqui alguns dias essa não vai colar mais...Não queremos desculpas e esclarecimentos, precisamos de resultados...
 
Fernando Godoy em 27/06/2013 07:25:42
Porém é ele que pode resolver essa questão.
 
Guilherme Vilela em 27/06/2013 07:25:30
6 meses se passaram, 6 meses! Ele insiste em culpar a gestão anterior? Não sei os Conselhos Tutelares mas nos Ceinfs e escolas na gestão anterior as crianças comiam muito bem! Estou a anos na prefeitura e nunca vi faltar comida nas últimas gestões como está faltando agora. Mas o povo clama por mudanças, será que os pais dessas crianças ainda querem essa mudança.
 
Anna Gonçalves em 27/06/2013 07:20:39
bernal para de ficar falando da gestão passada, faz o seu trabalho, e mostra para o povo porque vc esta ai.
 
sebastiana de castro em 27/06/2013 07:17:08
Caro prefeito....não interessa para a população se foi na gestão anterior ou atual, o problema existe, e precisa ser solucionado e não ficar com desculpas esfarrapadas!!!!!
 
SIDNEI MENESES AQUINO em 27/06/2013 06:39:26
É o Bernal? Até agora não fez nada para Campo Grande, nossa cidade vive o reflexo de 6 meses de abandono, sem vermos NADA, simplesmente NADA de mudança, muito pelo contrário há buracos por todo lado, faltam remédios e merenda para nossas crianças, os postos de saúde continuam sem médicos, há morosidade na análise de processos na prefeitura (60 dias), mato e muita sujeira pela cidade, queda de arrecadação, compras emergenciais para atender alguns de seus compadres, sujeira atrás de sujeira! Não somos mais massa de manobra, vamos colocar a caravana nas ruas e cobrar.
 
Dalto Nascimento em 27/06/2013 06:36:13
Por onde anda as nossa SECRETARIA THAYS HELENA ? que baixaria heim VEREADORA!!!!
 
CELIO SILVA em 27/06/2013 06:34:52
ou todo mundo são uns grande mentirosos,ou este prefeito é um ET. porque ministério público,os Pais ,Professores,e agora os Conselheiros tutelares estão acusando o mesmo problema a falta de alimento nos Ceinfs,e a camara municipal é omissa com este problema,cade os vereadores?
 
cesar silva em 27/06/2013 06:28:46
a culpa e dos eleitores que votaram nele..
 
Décio Azevedo em 27/06/2013 05:06:02
Sugiro que os vereadores paguem pelos alimentos a serem destinados aos Ceinf´s! Afinal, recebem muito bem para estarem em seus cargos, e comeram bem durante muito tempo às custas dos tributos pagos por nós, povo!
 
Joana Silva em 26/06/2013 23:10:44
Aprendeu bem hein. Isso não existe, é problema da gestão passada... Conversa mas do que age... Vergonha mesmo.
 
Nilton Cabral em 26/06/2013 22:28:44
O prefeito está falando a verdade!!! E as crianças e os pais estão mentindo!!! E você eleitor, o que acha?
 
José Humberto da Silva em 26/06/2013 21:45:25
Como sempre ele é o santinho!
 
William Alves em 26/06/2013 21:11:59
Entendo o Bernal! A culpa é de Pedro Alvares Cabral.
 
Raimunda Nantes Barbosa em 26/06/2013 21:05:49
No meu entender tem alguém mentindo nessa história, o prefeito precisa tomar pulso à situação, ele vem fala que não falta nada aí no dia seguinte tá nos noticiários que tem sempre algumas coisas faltando em alguns ceinfs, já fazem seis meses de gestão prefeito, vamos resolver as coisas, chega de falar do passado, o que importa é o presente e futuro, vamos trabalhar.
 
Joao Braz em 26/06/2013 20:46:41
Para tudo,
Não esta faltando nada nos CEINF`s como não??? Estão entregando comida picadinho ou seja 3 pacotes de arroz até agora não chegou bolacha, chá e suco, que mau dá para uma semana, sem falar que o caminhão que está entregando não é adequado. Quando ele admite o erro fala em exonerar diretoras, e agora chega Bernal, ou melhor troca a secretária.
Não precisa mentir que mentira tem perna curta, basta ir nas unidades e perguntar para nós concursados que não temos medo de falar a verdade, já que não somos passageiros como o senhor e a sua secretária inútil que esta nas EUROPA quando está faltando tudo por aqui.
 
Ana Cristina em 26/06/2013 20:42:12
Fazem mais de duas semanas que os kits de materiais escolares chegaram nas escolas, porém não podem ser entregues aos alunos enquanto o senhor prefeito não fizer a entrega simbólica na escolas. E sem falar que o 1º semestre já se foi....