ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 29º

Política

Bolsonaro desiste de secretário e procura outro nome para Educação

Nome do secretário Renato Feder recebeu críticas do grupo de apoio do presidente

Por Leonardo Rocha | 05/07/2020 15:06
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante pronunciamento no Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)l
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante pronunciamento no Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)l

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desistiu de chamar o secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Feder, para assumir o comando do MEC (Ministério da Educação). Com isto ainda está a procura de um novo quadro para ficar a frente da pasta, que está sem titular desde a saída de Abraham Weintraub.

Segundo reportagem do G1 Nacional, Bolsonaro declinou da ideia depois de encontrar resistência dentro do seu grupo de apoio e do próprio governo, ao nome de Feder. O secretário tinha sido requisitado logo depois da saída de Weintraub, mas a questão não evoluiu.

O presidente teria inclusive ligado par Feder na última quinta-feira (02), o convidando para ida à Brasília na próxima semana, sinalizando que ele seria o escolhido, no entanto a questão não teve desfecho positivo.

De acordo com a reportagem, o presidente disse que aos assessores mais próximos, que o novo ministro (Educação) precisa ter uma gestão técnica e dispor de boa relação com os outros poderes, entre eles o Congresso Nacional. Este foi inclusive o principal impasse na condução da pasta por Weintraub.

Uma das pautas principais será as novas regras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que devem ficar prontas até dezembro deste ano.

A pasta está trazendo impasses ao presidente, que depois do degaste na saída de Weintraub, escolheu Carlos Alberto Decotelli para conduzir o trabalho, no entanto ele sequer foi efetivado no cargo, porque foram reveladas várias inconsistências em seu currículo.