ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Câmara aprova inclusão automática de famílias na tarifa social de luz

Adriano Fernandes | 09/04/2020 23:40
Funcionário de concessionária de energia colhendo dados de consumo. (Foto: Agência Câmara)
Funcionário de concessionária de energia colhendo dados de consumo. (Foto: Agência Câmara)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) proposta que prevê a inscrição automática de famílias de baixa renda que já estão cadastradas no CadUnico (Cadastro Único), nas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica.

O projeto de lei, do deputado André Ferreira (PSC-PE), insere dispositivo na lei, que prevê descontos de até 65% nas contas de luz. A norma, porém, atualmente apenas determina que a administração pública e as concessionárias informem os potenciais beneficiários sobre o direito à tarifa social de energia elétrica. O texto segue agora para o Senado.

Isenção - Publicada nesta quarta-feira (8), a Medida Provisória do governo federal isenta os beneficiários da Tarifa Social do pagamento das contas de luz entre 1º de abril a 30 de junho de 2020. A isenção em decorrência da pandemia do coronavírus e terá custo estimado de R$ 900 milhões, da União.

Somente em Mato Grosso do Sul até março deste ano, 143 mil famílias pobres estavam cadastradas na tarifa, segundo a Energisa.  A estimativa é de 89.536 famílias dos 74 municípios atendidos pela concessionária ainda podem se cadastrar no programa.

A Medida Provisória ainda precisa ser aprovada pelo congresso. O prazo é de até 120 dias. Caso seja sancionada a MP prevê que os consumidores terão desconto de 100% na tarifa entre 1º de abril e 30 de junho. A isenção valerá apenas para unidades que consomem até 220 quilowatts-hora (kWh) por mês e que estejam incluídas na Tarifa Social.

Tem direito a tarifa as pessoas inscritas no Cadastro Único, que tenham renda inferior a meio salário mínimo; possuem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, ou pessoas com doença dependentes de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.

Nos siga no Google Notícias