ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara aprova datas para novo "Refis" com 90% de desconto

Além desse, vereadores também aprovaram outros 11 projetos nesta quinta-feira (23)

Por Jéssica Fernandes e Caroline Maldonado | 23/05/2024 13:36
Entrada principal da prefeitura, na Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)
Entrada principal da prefeitura, na Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)

A Câmara dos Vereadores aprovou nesta quinta-feira (23) o Projeto de Lei Complementar que institui o programa de refinanciamento de débitos tributários. Por ser ano de eleições municipais, a prefeitura precisou trocar o Refis (Programa de Regularização Fiscal) pelo Concilia Campo Grande.

O contribuinte terá dos dias 3 de junho a 12 de julho para regularizar as dívidas efetuando o pagamento, que pode ter diferentes descontos. Fica estabelecido 90% de desconto das multas e juros para pagamentos à vista.

Para os que preferirem pagar parcelado, o desconto será de 80%. O parcelamento pode ser de sete a 12 vezes com entrada mínima de 15%. Outras modalidades preveem descontos de até 30%.

Em tese, o Refis não poderia ser realizado por ser ano eleitoral, mas a prefeitura buscou aval da Justiça Eleitoral para que o projeto seguisse como ‘Concilia Campo Grande’. Agora, o programa irá aumentar a arrecadação antes das eleições em outubro.

Inicialmente, a Prefeitura de Campo Grande enviou o Projeto de Lei Complementar prevendo 80% de desconto. Na Câmara, os vereadores alteraram para 90% mantendo os juros previstos inicialmente.

Hoje, o projeto teve 26 votos favoráveis e dois contrários. Votaram contra os vereadores André Luis Soares da Fonseca (PRD), o ‘Professor André, e o Dr Victor Rocha (PSD) por não concordarem com o programa em ano eleitoral.

O presidente da Casa de Leis, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, destaca que a aprovação irá beneficiar a população de Campo Grande.  “Tem aval da justiça eleitoral, tem aval dos advogados da Câmara e com certeza absoluta quem vai ganhar a sociedade, que vai ter esse tipo de Refis no meio do ano e em novembro. Você tem uma dívida de juros de 10 ou 12 mil reais e você descontar esse juros de 10 mil reais, 90%, você vai pagar o seu IPTU”, diz.

Outros projetos aprovados 

Além desse, a Câmara Municipal aprovou outros 11 projetos, sendo um deles o que estabelece a criação de referências na tabela de cargos de servidores da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Outro projeto beneficia os agentes comunitários de saúde e de endemias com previsão de pagamento de parcela adicional.

O presidente da Casa de Leis, Carlão, explica que esse último que prevê o pagamento na verdade irá valer somente no ano que vem. “Ainda tem algumas coisas que faltam, mas vão normatizar com decreto. É uma expectativa de coisas boas, mas nada de concreto”, pontua.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias