ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Política

Com diretor da Aneel, autoridades vão analisar conta de energia em MS

Evento tem como objetivo avaliar o aumento da conta de luz que ocorreu em dezembro e janeiro

Leonardo Rocha | 14/03/2019 08:40
Diretor-geral da Aneel, André Pepitone, participa de evento na Capital (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Diretor-geral da Aneel, André Pepitone, participa de evento na Capital (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Com a participação do diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, representantes de vários segmentos vão discutir a conta de energia em Mato Grosso do Sul. A intenção é avaliar as razões do aumento da conta nos meses de dezembro e janeiro, que geraram várias reclamações.

O evento vai ocorrer na Escola de Construção do Senai, a partir das 9h, em Campo Grande. Na mesa de debates estará o presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), assim como Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e Maurício Saito, presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Também foram convidados Marcelo Monteiro, presidente da Energisa, empresa responsável pelo serviço no Estado, assim como Valter Almeida, diretor e Gás e Energia da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), assim como representantes da sociedade civil, como Mansour Karmouche (OAB-MS) e Edison Araújo (Fecomércio).

Desde o começo do debate sobre o aumento da conta de energia, tanto os deputados estaduais, como os vereadores da Capital, esbarravam na composição dos valores da tarifa, que além dos impostos, tem vários requisitos para formar o valor final. Para sanar estas dúvidas, sentiu-se a necessidade de conversar com representante da Aneel, para que a questão seja debatida.

Deputado Paulo Corrêa (PSDB) quer entender os itens que compõem a conta (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputado Paulo Corrêa (PSDB) quer entender os itens que compõem a conta (Foto: Assessoria/ALMS)

Contas - A expectativa das autoridades é “analisar as contas”, com o apoio da Aneel, para saber se houve irregularidades nas cobranças feitas no começo do mês.

“Vamos discutir tecnicamente essa cobrança, pois o sistema tarifário de cobrança é até difícil de entender. São 139 itens que compõem o cálculo da cobrança”, ponderou Corrêa.

A Energisa alega que os valores elevados se devem ao período de calor intenso, que fez com que as pessoas consumissem mais energia nas residências. Sobre as reclamações, a empresa disse que analisar de forma individual cada caso.

Os vereadores e deputados receberam denúncias que locais ficaram fechados no final do ano, devido ao recesso, e mesmo assim tiveram contas mais caras, em relação ao restante do ano. Já foram realizadas audiências sobre o tema na Assembleia e Câmara Municipal.

Nos siga no Google Notícias