ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com feriadão, aumentou em 12,6% a abstenção de votos no 2° turno

Leonardo Rocha | 27/10/2014 09:29
Apesar das campanhas na TV e rádio, índice de abstenção no segundo turno chegou a 23,13% (Foto: Alcides Neto)
Apesar das campanhas na TV e rádio, índice de abstenção no segundo turno chegou a 23,13% (Foto: Alcides Neto)

O índice de abstenção de votos no segundo turno, em Mato Grosso do Sul, foi de 23,13%, o que representa que 420.367 eleitores deixaram de votar no dia 26 de outubro, no Estado. Se compararmos com o primeiro turno, onde 373.191 pessoas não compareceram para votar, houve um aumento de abstenção de 12,6% nesta segunda etapa.

O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o desembargador João Maria Lós, esperava que este índice caísse no segundo turno, mas afirmou que além do feriado, a questão da falta de interesse na eleição, pesou para que este não comparecimento fosse superior ao esperado.

"No 1° turno já havia sido muito grande, tanto que fizemos várias campanhas na rádio e TV para motivar o eleitor, mas não conseguimos, muitas pessoas devem ter viajado para o interior, além disto também houve um baixo nível nos debates entre os candidatos", apontou ele.

O desembargador citou que nos programas eleitorais, os candidatos perderam a oportunidade de apresentar propostas, para ficarem fazendo ataques, que geraram inúmeras ações na justiça eleitoral, com perda de tempo e direito de resposta. "Esperamos que na próxima eleição o nível seja mais elevado".

Na última eleição para o governo estadual, realizada em 2010, houve um índice de abstenção de 18,13% no primeiro turno, o que representou que 308.448 pessoas deixaram de votar naquela oportunidade.

Em comparação com o 1° turno de 2014, são 64.743 eleitores a mais que deixaram de votar em Mato Grosso do Sul. Em uma análise com o segundo turno deste ano, levando em conta que em 2010, não houve esta segunda etapa eleitoral, podemos dizer que 111.919 eleitores a mais não compareceram às urnas.

Polêmica - O decreto de ponto facultativo aos servidores nos dias 27 e 28 de outubro, que gerou o feriadão de quatro dias, gerou polêmica no Estado. A maioria dos prefeitos seguiu o caminho do governo estadual e também concederam estes dias de folga, já a prefeitura de Dourados, seguindo modelo de São Paulo, preferiu fazer a comemoração do servidor no dia 31 de outubro, na próxima sexta-feira.

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que este feriado não iria atrapalhar nenhum dos candidatos, além disso ressaltou que era responsabilidade de todos "exercer o dever da cidadania", no último dia 26. Sobre a data escolhida, o peemedebista lembrou que sempre faz a comemoração do dia servidor em 28 de outubro.

Nos siga no Google Notícias