A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

16/10/2012 20:42

Comissão presidida por Delcídio aprova projeto que dá incentivos econômicos

Nyelder Rodrigues
Delcídio comandou a sessão da CAE que aprovou as regras de instalação das ZPEs (Foto: Divulgação)Delcídio comandou a sessão da CAE que aprovou as regras de instalação das ZPEs (Foto: Divulgação)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que é presidida pelo senador sul-mato-grossense Delcídio do Amaral (PT), aprovou nesta terça-feira (16) o relatório senador acreano Jorge Viana (PT) sobre o projeto de lei que trata do regime tributário, cambial e administrativo das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação).

De autoria da senadora baiana Lídice da Mata (PSB), o projeto agora segue para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de ser submetido ao plenário do Senado. As novas regras visam aumentar a integração com o mercado interno e tornar as ZPEs mais flexíveis, incluindo também a prestação de serviços.

Conforme o senador Delcídio, setores como o de desenvolvimento de softwares e Tecnologia da Informação vão poder aproveitar os incentivos dados pelas ZPEs, conseguindo impulso nos negócios. No Mato Grosso do Sul, a previsão é que Corumbá e Bataguassu sejam beneficiadas.

"Na medida em que define as regras para o efetivo funcionamento das ZPEs, o projeto cria instrumentos para que os estados venham a instalá-las em condições mais adequadas à nossa realidade”, declara Delcídio, que também crê que o modelo seja uma alternativa de geração de emprego e qualificação de mão de obras.

Projeto - Entre outras providências, o substitutivo do senador Jorge Viana aumenta de 20% para 40% o percentual da produção de ZPEs em faixa de fronteira e permite a venda dos produtos oriundos dessas regiões no mercado interno. Ele também assegura o abastecimento das áreas de fronteira sem representar concorrência a produtos de outras regiões.

O projeto prevê ainda a redução de 80% para 60% da receita bruta decorrente de exportação das empresas localizadas nas ZPEs. O argumento leva em conta as peculiaridades de cada localidade na instalação desses instrumentos de desenvolvimento econômico e de correção de desequilíbrios regionais.

Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...
Senado aprova desconto de dívidas de produtores rurais e texto segue para sanção
O Senado concluiu a votação, nesta quinta-feira (14), do projeto que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais, estabelecendo descontos...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions