A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Agosto de 2017

31/10/2014 08:58

Conselheiro Cícero de Souza se aposenta, Jerson favorito para vaga

Leonardo Rocha
Cícero de Souza, durante sua última sessão como conselheiro na última quarta, hoje foi publicada sua aposentadoria (Foto: Roberto Araújo/TCE)Cícero de Souza, durante sua última sessão como conselheiro na última quarta, hoje foi publicada sua aposentadoria (Foto: Roberto Araújo/TCE)

O governo estadual publicou hoje (31), no Diário Oficial, a aposentadoria do conselheiro do TCE (Tribunal de Contas Estadual), Cícero de Souza, que completa no dia 2 de novembro, 70 anos de idade. Para sua vaga, o favorito é o presidente da Assembleia, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB). O legislativo estadual é quem vai indicar o novo nome para compor o pleno.

Cícero de Souza era o atual presidente do Tribunal, inclusive comandou sua última sessão, na quarta-feira (29). O conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, atual vice-presidente, ficará a frente da instituição até dezembro. A partir de 2015, o novo presidente do TCE, será o conselheiro Waldir Neves, tendo José Ricardo como vice e Iran Coelho das Neves, na função de Corregedor-Geral.

O conselheiro que se aposenta hoje nasceu no dia 02 de novembro de 1944, em Campo Grande, tendo a formação em Ciências Jurídicas, pela Universidade de Uberlândia, em 1971. Depois exerceu a função de fiscal de rendas quando o Estado ainda era Mato Grosso e ingressou na política em 1986, como deputado estadual, onde teve quatro mandatos.

De fevereiro de 1993 a janeiro de 1995, foi o presidente da Assembleia Legislativa. Também presidiu algumas comissões na Casa de Leis, entre elas a do Direitos Humanos, Constituição e Justiça e Execução Orçamentária.

Cícero foi indicado para o TCE em 17 de outubro de 2001, e empossado no dia 1 de novembro do mesmo ano. Durante os biênios de 2003/2204 e 2005/2006, foi o vice-presidente do Tribunal. Ele assumiu o comando da instituição a partir de 2007, realizando na última quarta-feira, a última sessão como presidente.

Entre as realizações durante sua gestão a frente do TCE, estão os projetos de modernização do Tribunal, o plano de cargos e carreiras dos servidores, plano estratégico, a digitalização de documentos e automatização de procedimentos de controle, adoção de sistemas informatizados, com aquisição de equipamentos.

Na sua gestão ainda teve a criação do diário oficial eletrônico, a inauguração da Escola Superior de Controle Externo, o Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas do Estado, Professora Maria Constança Barros Machado, assim como realização de concurso para aquisição de novos profissionais.

Favorito - Para sua vaga no TCE, o favorito é o deputado Jerson Domingos, que já foi citado pelos deputados estaduais e inclusive pelo governador André Puccinelli (PMDB). Esta vaga pertence ao legislativo estadual, que vai decidir o substituto de Cícero de Souza. Jerson inclusive ponderou que sua indicação depende dos colegas da Casa de Leis.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions