ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

CPI dos Combustíveis irá apresentar relatório no final de junho

Comissão apurou denúncias de formação de cartel e dumping

Leonardo Rocha | 12/06/2016 14:30
CPI dos Combustíveis chega a reta final da investigação na Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
CPI dos Combustíveis chega a reta final da investigação na Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A CPI dos Combustíveis que apura irregularidades na compra e venda do produto, em Mato Grosso do Sul, marcou para o dia 30 de junho, a apresentação do relatório final. Este documento será apresentado pelo deputado Maurício Picarelli (PSDB), relator da comissão, restando aos demais membros votar a favor ou contra sua análise.

Esta comissão parlamentar surgiu depois de denúncias da formação de cartel e dumping, quando a empresa coloca o preço abaixo do mercado, apenas para falir a concorrência. Estas ocorrências poderiam estar acontecendo tanto no interior, como na Capital. Além disto, havia uma distorção sobre os preços diferentes cobrados nas cidades do Estado.

Durante os trabalhos foram requisitados documentos de entidades públicas, como Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) e Ministério das Minas e Energia, assim como das refinarias, para saber o preço cobrado desde o começo do caminho, até chegar na bomba, para os consumidores.

Em Campo Grande alguns empresários denunciaram, em sessões da CPI, a prática de dumping, mas sem apresentar nomes ou provas. Também foram convocados representantes do Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de MS) e do Inmetro-MS, para falar sobre o controle e fiscalização do setor.

O presidente da CPI, o deputado Beto Pereira (PSDB), ponderou que os trabalhos chegam na reta final, cabendo ao relator fazer a análise dos depoimentos e dados contábeis recolhidos. O tucano assumiu o posto no meio da investigação, já que o cargo era de José Carlos Barbosa (PSB), no entanto este se licenciou da Assembleia, para assumir o comando da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Publica).

Nos siga no Google Notícias