ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

De olho no governo, Zeca negocia eleições de 2012 e 2014

Redação | 24/07/2009 15:54

O acordo fechado para garantir a candidatura própria do PT ao governo de Mato Grosso do Sul no próximo ano envolve amarrações para a disputa pela prefeitura em 2012 e até pela sucessão do futuro governador em 2014.

Considerados hoje "aliados" no projeto do ex-governador Zeca do PT de voltar ao poder, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) seria o nome da aliança para disputar a sucessão de Nelsinho Trad (PMDB) e o senador Delcídio Amaral teria o compromisso de em 2014 ser o candidato ao governo, mesmo que isso signifique para Zeca abrir mão de concorrer à reeleição, caso vença em 2010.

Confirmando aliança com o PDT de Dagoberto, a chapa reserva ainda vaga para DEM do vice-gvoernador Murilo Zauith, que já anunciou sua decisão de concorrer ao Senado Federal. Zeca do PT insiste com o democrata douradense e já o convidou para integrar sua chapa.

Nesse caso, Murilo assumiria uma das 2 vagas de candidato ao Senado, ao lado de Delcídio, e Dagoberto seria o vice de Zeca para sair em 2012 na corrida pela prefeitura.

Hoje, ao finalizar uma etapa de viagens ao Vale do Ivinhema, o ex-governador garantiu que não vai "amarelar". "Para quem anda por aí dizendo que eu vou desistir do governo eu reafirmo: não vou amarelar, não vou ser candidato a nada que não seja governador".

Na avaliação de Zeca, já comentada várias vezes por ele, uma aliança com o PMDB de André Puccinelli enterraria os dois partidos no Estado.

Atualmente, dentro do PT, apenas o deputado Antonio Carlos Biffi, não estaria convencido desse risco.

Ao ser questionado por radialistas de Batayporã, sobre rumores de que ele estaria blefando sobre a candidatura, Zeca foi direto: "Nada vai me comprar, nem Lula vai me convencer a desistir".

Publicamente, ele elogiou Delcídio e garantiu que nada mais prejudica a relação entre os dois. "Generoso como é, ele tem me recebido e temos conversado muito. Estamos construindo um grande projeto".

Hoje ainda, Zeca retorna para Campo Grande da viagem ao Bolsão e ao Vale do Ivinhema e até meados de agosto pretende ter percorrido todos os municípios do Estado, já em declarada campanha.

Sobre o interior, ele diz que está "tranquilo" com apoio que tem recebido, já a Capital terá forças direcionadas a partir do segundo semestre.

Nos siga no Google Notícias