ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Dedução no IR de gasto com cuidador de idoso é aprovada em comissão

Josemil Arruda | 16/04/2014 15:43
Moka vê alívio financeiro com dedução para a família e o Estado (Foto: arquivo)
Moka vê alívio financeiro com dedução para a família e o Estado (Foto: arquivo)

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o projeto de lei 57/14, de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB), que altera a legislação do Imposto de Renda e torna dedutível para as pessoas físicas os gastos com cuidadores domiciliares de idosos. A profissão de cuidador de idoso já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Com a aprovação na comissão, o projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa no Senado. Se aprovado, vai direto para a Câmara dos Deputados e depois de avalizado será encaminhado para sanção ou veto da presidente Dilma Roussef..

Moka, que é presidente da CAS e médico por formação, ao justificar o projeto, enfatizou que a pirâmide etária vem sendo alterada no Brasil, com um crescente aumento da expectativa de vida. Diante dessa realidade considera que a profissão de cuidador de idoso é cada vez mais comum e garante auxílio aos idosos dentro de casa, até porque a incapacidade física ou mental, em graus diversos é comum entre pessoas com idade avançada.

“A atenção domiciliar tem claras vantagens em relação à internação hospitalar, além de proporcionar convívio familiar mais intenso. Os gastos com cuidadores são elevados e desequilibram o orçamento familiar”, apontou o senador. Em grande parte das situações, o idoso tem necessidade de cuidados durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, há todos os demais custos, como, por exemplo, os medicamentos e equipamentos especiais.

Considerando que há um contraponto de economia aos cofres públicos na concessão do benefício, os senadores da CAS ressaltaram que um estímulo à contratação dos profissionais, com o desconto no Imposto de Renda, pode reduzir a ocupação de leitos em hospitais. “As principais causas de acidentes domésticos envolvendo idosos são as quedas, muito comuns nessa fase da vida, as quais poderão ser evitadas com a presença dos cuidadores. A proposta tem meu total apoio”, argumentou o relator do projeto, senador Paulo Davim (PV-RN).

No mesmo tom, Moka ponderou que a população brasileira vem assumindo as tarefas do Estado e “nada mais justo do que compensar custos financeiros que as famílias estão tendo”. O parlamentar sul-mato-grossense também é autor do projeto que regulamenta a profissão de cuidador da pessoa idosa, aprovado no Senado e em tramitação na Câmara.

Nos siga no Google Notícias