ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Delcídio promete solução para conflito indígena de repercussão nacional

Kleber Clajus e Francisco Júnior | 24/10/2014 14:20
Candidato visitou comércio durante caminhada em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Candidato visitou comércio durante caminhada em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

O senador e candidato ao governo do Estado, Delcídio do Amaral (PT), aposta na força política para concluir negociação entre produtores rurais e indígenas para compra da Fazenda Buriti, em Sidrolândia.

Durante campanha em Campo Grande, nesta sexta-feira (24), o petista afirmou que pretende se “empenhar para resolver essa questão”, além de avaliar que indenização de R$ 110 milhões possa resultar em fechamento de acordo.

O impasse, iniciado no ano passado, diz respeito a indenização de 15 mil hectares em Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, a serem demarcados como terra indígena. A proposta do Ministério da Justiça foi de pagar R$ 80 milhões, mas produtores rurais contrataram laudo particular que apontou valor de 124 milhões pela área e benfeitorias. O caso ganhou repercussão após ordem de reintegração resultar na morte do índio terena, Oziel Gabriel.

“Sempre faltou vontade política. Pretendo no primeiro ano de mandato resolver essa questão e nomear um perito, juntamente com o Ministério da Justiça, para pagar o valor que ele determinar”, completou Delcídio.

Em padarias e comércios dos bairros Taveirópolis e Caiçara, o candidato petista avaliou performance no debate pelo que ouviu nas ruas: “fui muito bem”. Ele voltou a dizer ainda que, caso eleito, irá isentar ICMS das contas de energia elétrica com consumo inferior a 200 quilowatts hora por mês.

Além de mini trio elétrico e correligionários, Delcídio aproveitou o momento do corpo-a-corpo com o eleitor para conversar, dar entrevista para rádio de Dourados no telefone de uma padaria e colar adesivos em veículos.

Nos siga no Google Notícias