ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputado acusa livro infantil de "induzir" crianças ao suicídio

Paulo Siufi (MDB) disse que vai entrar com uma representação no MPE pedindo providências contra a obra

Leonardo Rocha | 26/09/2018 12:49
Deputado Paulo Siufi (MDB) usou a tribuna para criticar obra infantil (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputado Paulo Siufi (MDB) usou a tribuna para criticar obra infantil (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O deputado Paulo Siufi (MDB) usou a tribuna para criticar o livro infantil “O Menino que Espiava por Dentro”, da autora Ana Maria Machado, que segundo o parlamentar, estaria fazendo “indução” ao suicídio entre jovens e crianças. Ele disse que vai entrar com um ofício no MPE (Ministério Público Estadual), requisitando que a obra seja retirada das livrarias do Estado.

Ele ponderou que o livro foi recomendado pelo MEC (Ministério da Educação), como incentivo a leitura dos alunos. “Vou buscar mais informações se esta obra é usada ou recomendada nas escolas aqui do Estado, pois o seu conteúdo é inaceitável”, disse o parlamentar, durante a sessão desta quarta-feira (26).

Siufi recebeu o apoio dos deputados Herculano Borges (SD) e Rinaldo Modesto (PSDB), que disseram que estes livros voltados para as crianças, precisam ser analisados com critérios antes de serem recomendados ou indicados aos pais, para o auxílio do aprendizado dos estudantes.

O parlamentar descreveu uma parte do livro, que segundo ele, o personagem principal da obra “prefere se engasgar com maça na hora que fosse deitar, quando estivesse sozinho, e que sua família era tão desligada, que era capaz de alguém dar um tapa nas costas dele para desengasgar e assim estragaria o plano todo”.

O emedebista disse que foi informado sobre o livro por uma paciente de seu consultório (médico), e por isso ele resolveu analisar a obra. “Encontrei os trechos que são prejudiciais às crianças e vou levar a questão para o Ministério Público, para que tire este livro de circulação".

A autora (livro) é bem conhecida pelas obras infantis, tendo mais de 100 títulos publicados, em 17 países, com 18 milhões de exemplares vendidos. Este livro trata a história de “Lucas”, que possui um amigo imaginário que o leva para brincar em “outros universos, reinos, épocas” com a presença de outros seres, que o faz usar a imaginação.

Um dos trechos do livro que foi motivo de crítica do parlamentar (Foto: Leonardo Rocha)
Um dos trechos do livro que foi motivo de crítica do parlamentar (Foto: Leonardo Rocha)
Nos siga no Google Notícias