ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputado filho de Bolsonaro debate Escola Sem Partido amanhã na Capital

O encontro é promovido por comissão especial da Câmara dos Deputados

Richelieu de Carlo | 13/08/2017 19:27
Deputado Eduardo Bolsonaro participa de debate nesta segunda na Câmara da Capital. (Foto: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil)
Deputado Eduardo Bolsonaro participa de debate nesta segunda na Câmara da Capital. (Foto: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-RJ), filho de Jair Bolsonaro, estará nesta segunda-feira (14) em Campo Grande para participar de uma audiência pública sobre o Programa Escola sem Partido, que acontece às 9 horas na Câmara de Vereadores.

O encontro é promovido pela comissão especial da Câmara dos Deputados, da qual Eduardo Bolsonaro faz parte e analisa projeto em tramitação.

Além de Bolsonaro, participarão da audiência o advogado Miguel Nagib, fundador do Movimento Escola Sem Partido, e o vereador do município de Niterói (RJ) Carlos Jordy, que protocolou o projeto em sua cidade.

Conforme o presidente do Instituto Iniciativa, Pietro Decenzo, que articulou a presença de Bolsonaro na Capital, o debate visa esclarecer detalhes do projeto de lei que, segundo ele, não é lido e não foi devidamente explicado quando apresentado no Legislativo local, através da chamada “Lei da Mordaça”.

Pietro relata que o Instituto Iniciativa pretendia reapresentar a proposta, rejeitada na legislatura anterior, no segundo semestre. Porém, o vereador Vinícius Siqueira (DEM) se antecipou e protocolou em junho deste ano.

O Movimento Escola sem Partido diz representar pais e estudantes contrários ao que chamam de “doutrinação ideológica” nas salas de aula brasileiras e existe há vários anos, sendo apresentada em câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional.

O programa já virou lei em Alagoas e em outros municípios brasileiros, mas, no caso alagoano, o documento foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal) e considerado inconstitucional pela AGU (Advocacia-Geral da União), pois legisla sobre uma área de competência da União, e porque infringe o artigo 206 da Constituição, que garante a pluralidade de ideias no ambiente de ensino.

No STF, o programa foi suspenso após decisão liminar emitida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que considerou inconstitucional a lei alagoana, pois é atribuição da União legislar sobre diretrizes e bases da educação. A decisão ainda precisa ser confirmada no plenário do Supremo para ser definitiva.

Nos siga no Google Notícias